Hospedagem

HOTÉIS DE GRIFE

Estilo é tudo. Se na moda esse conceito é levado às últimas consequências pelos estilistas das grifes que ditam as tendências da moda mundial, na hotelaria não seria diferente. Há pouco mais de dez anos, as grifes iniciaram uma investida de sucesso no ramo hoteleiro, levando seu nome e suas características uberluxuosas a hotéis que, a cada dia, se consagram como ícones de requinte. As premissas de trazer mais charme e ousadia ao décor dos hotéis fez surgir, a partir dos anos 1990, a parceria de sucesso entre algumas grifes poderosas e os hotéis. A prática, hoje comum, teve como precursor o estilista Karl Lagerfeld, um dos mais influentes no mundo da moda, cujo desafio foi levar sua genialidade fashion aos hóspedes do Schlosshotel, em Berlim. A mansão de 1914 passou por uma reformulação. A ideia foi que se mantivesse a decoração clássica com a intervenção de aparatos tecnológicos que transformaram o décor.

..

..

Cada quarto recebeu mobiliário colorido e toques by Lagerfeld, e diferenciais como um computador iMac, da Apple, em cada um. A suíte it do hotel é, no entanto, a Grand Kaiser. Com 250 m², é uma das maiores da cidade, toda em tons de rosa e roxo. A moda dos “hotéis fashion” ganhou a cobiça de outros estilistas que resolveram investir nessa seara.

Em 2005, a marca de calçados Camper iniciou seus investimentos e abriu a Casa Camper Barcelona, no bairro de Raval. Mais tarde foi a vez de Berlim. A versão alemã localizada no Mitte, bairro vanguardista, foi projetada por Fernando Amat e Jordi Tió. O Casa Camper Berlim tem conceito inovador pois alia luxo e sustentabilidade.

Durante o dia, a estrutura do hotel pode até passar despercebida, mas é à noite, quando o prédio fica iluminado, que se nota o charme da estrutura marcada pelos imensos números dispostos na fachada.  No interior, detalhes que fazem diferença, a exemplo dos interruptores em estilo Bauhaus. Dentro do hotel, o restaurante Dos Palillos se tornou sensação na cidade graças à interatividade criada pelo chef Albert Raurich (ex-El Bulli) com os comensais. Outro destaque na Europa, os hotéis Lungarno, do grupo Salvatore Ferragamo, somam nove propriedades, todas na Itália, e sempre listadas entre os melhores do mundo.  Único fora de Florença, onde a rede estabeleceu seu sucesso, o Portrait Suites é ícone como o mais cobiçado hotel-boutique de Roma.

Com apenas 14 quartos, o Portrait remonta uma mansão italiana e tem, na decoração, fotos de astros do cinema e objetos que homenageiam a sétima arte. A festejada arquitetura do interior mereceu o prêmio Europea Hotel Design Awards em 2006. O terraço, um dos pontos altos, permite observar o vai e vem da Piazza di Spagna e o Monte Quirinale. No andar de baixo há, é claro, uma loja de Salvatore Ferragamo. Símbolo de luxo e status, a Bulgari também entrou na dança com a inauguração de dois hotéis que seguem a tradição de opulência da marca. O Bulgari Milão, por exemplo, é contemporâneo, mas não deixa de lado a tradição. Para circular pelo hotel, é preciso se portar e se vestir comme Il faut, ou seja, na maior estica, porque a formalidade ainda impera em torno da grife. Intimista e exclusivo, oferece apenas 58 acomodações dispostas em um ambiente que remonta um antigo monastério milanês com abundância de mármores raros vindos de lugares como o Zimbábue, madeiras exóticas e pedras importadas. Um pouco mais despojado, mas não menos elegante, o hotel em Bali recebe em villas para dias de relax em piscinas privativas e vistas espetaculares para o mar da Indonésia.

Outra marca conceituada, a Moschino também elegeu a capital da moda para se instalar. Em Milão, a Maison Moschino tem estilo difícil de ser rotulado, já que é um híbrido de hotel-design com os estilos boutique e moderno, tudo muito autoral. O edifício neoclássico de quatro andares, que antes abrigava uma estação ferroviária, foi totalmente revitalizado. A decoração utiliza elementos que remetem ao universo da moda, como peças de roupa espalhadas pelos ambientes que, acredite, vestem literalmente as cadeiras do restaurante Clandestino, assim como bolsas servem de vasos. Isso sem falar do lobby e dos quartos, onde há luminárias em formato de vestido ou cabides usados para apoiar um vestido que tem função de colcha. Gostou? Os fãs da Missoni também já podem se instalar em um hotel da grife.

..

..

Aberto em 2009 em Edimburgo, o projeto teve parceria com o Rezidor Hotel Group e conta com interiores da designer Rosita Missoni. Por todos os ambientes estão espalhados fragmentos da marca, como roupões e chinelos, além da decoração que remete à festejada trama colorida, que é marca da Missoni.  A grife, originária da Itália, também contribuiu com receitas familiares para o menu do restaurante Cucina, que oferece pratos como robalo com crosta de sal e coelho assado servido com polenta. A roupagem fashion chegou ao Oriente com a abertura de uma filial no Kuwait em 2010. O grupo pretende, ainda, inaugurar hotéis em Antalya, na Turquia; Jebel Sifah, em Oman; e na Ilha de Cajaíba, aqui no Brasil. Aliciado pela moda lançada por Lagerfeld, Renzo Rosso, criador da Diesel, levou o caráter urbano e descontraído da grife até Miami Beach.

O Pelican Hotel foi instalado dentro de um pequeno prédio de 1940 na Ocean Drive, e seus 40 quartos agradam pela temática e pelas cores diferenciadas.  Há boatos de que Renzo está em busca de um espaço na Avenida Paulista para um próximo hotel. Projetos arrojados em destinos exóticos foram foco das grifes Versace e Armani. Donatella Versace resolveu investir alto no Palazzo Versace na Gold Coast, na Austrália. O megahotel, tido como seis estrelas, conta com 205 quartos e muito rebuscamento. Há, claro, uma loja com modelos dentro do extravagante hotel. Donatella já prepara a abertura da segunda unidade em Dubai. Entre os ícones desse universo, a Armani lançou em 2010 seu primeiro empreendimento em Dubai. O emirado dos excessos recebeu o estilo minimalista de Giorgio Armani em seis andares do Burj Khalifa, a torre mais alta do mundo, onde mantém quartos repletos de móveis e peças que assumem tom sóbrio.

O grupo LVMH também está, claro, no páreo. Seduzida pelo mundo hoteleiro, a holding de luxo abriu o Cheval Blanc na estação de esqui mais elegante da França, Courchevel 1850. Na temporada de esqui, abonados e filhos de magnatas se reúnem para desfrutar de mil e uma regalias durante o dia, como vallet ski, além de après-ski no restaurante estrelado 1.9.4.7, drinks no White Bar e tratamentos do Spa Givenchy.

..

Fonte: TopMagazine

..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *