Hospedagem

Abav assina pacto contra exploração sexual no turismo durante a 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 211

A cerimônia de abertura do 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas teve como destaque a formalização do Pacto Empresarial de Enfrentamento de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo. Encabeçada pela apresentadora Xuxa Meneghel, presidente da Fundação que leva seu nome, o documento foi assinado pelo Presidente da Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira, a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nune e o Ministro do Turismo Gastão Vieira.

Ao assinar o pacto, a Abav se compromete a promover a conscientização e a educação continuada de empresários de Turismo no combate a esta prática. “O empresariado do turismo tem uma importante contribuição a dar. O turismo sexual ainda é uma chaga que precisa ser extirpada do País. Nós também devemos fazer nossa parte, denunciando e não pactuando com esta covardia”, disse o presidente da ABAV, Carlos Alberto Amorim Ferreira.

A Ministra Maria do Rosário lembrou que o turismo sexual degrada o turismo brasileiro ao afastar as famílias e os visitantes. A apresentadora Xuxa fez um apelo aos empresários para que fiquem atentos e denunciem casos de abuso contra as crianças. “Não tenham vergonha nem medo de denunciar”, disse.

Na ocasião foi distribuída uma cartilha de 12 páginas com um plano de ação para as empresas que desejam incluir o assunto em suas iniciativas de responsabilidade social. Será lançado ainda um selo a ser utilizado obrigatoriamente em todos os meios de comunicação da entidade. Todas as peças da Campanha – que foi articulada pela Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH) e o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDHQPR) – estarão disponíveis no site da Abav (www.abav.com.br).

A partir desta 39ª edição o tema da exploração passa a integrar a programação do Congresso como forma de conscientizar e educar os congressistas. A Abav-Nacional também incentivará que as Abav´s estaduais adotem a Campanha em suas ações educacionais regulares e programas de treinamento.

A Campanha já conta com o engajamento de mais de 100 empresas.

Homenagem a Cândido Portinari

Num palco decorado com estudos das obras do pintor Cândido Portinari que compõem o painel Guerra e Paz, doado pelo Brasil à ONU, o Hino Nacional foi executado em versão cantada por Martinho da Vila e apresentada pelo coreógrafo Carlinhos de Jesus e seus bailarinos. Em seguida foi passado um documentário sobre Portinari e a produção do painel, projeto desenvolvido parta Comissão Internacional dos Arquitetos da ONU. O filho do artista, o Professor Cândido Portinari, presente ao evento, anunciou a exposição dos desenhos no Brasil e no exterior, a começar por São Paulo, em 06 de fevereiro de 2012, aniversário de 50 anos da morte de Portinari.

O tema do painel “Guerra” é o apocalipse e mostra o sofrimento do povo. Já no painel “Paz” o pintor retrata a tranquilidade da vida rural, onde o artista passou a infância. Foram quatro anos para concluir a obra gigantesca, feita em partes, e que, juntas, medem 280 metros quadrados e ocupam um espaço maior que o “Juízo Final”, de Michelangelo, na Capela Sistina, em Roma.

Segundo seu filho, a única vez que Portinari viu “Guerra e Paz” por inteiro foi no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1956.

A atriz Camila Pitanga, eleita ontem melhor atriz do Rio de Janeiro, também prestigiou o evento, representando um dos muitos brasileiros bem-sucedidos. O sucesso, aliado ao grande otimismo que faz parte do sentimento dos brasileiros, serviu de inspiração para a escolha do tema central do congresso – Brasil Bem Sucedido, Novas Oportunidades e Atitude para o Turismo – que traz para os agentes de viagens orientações práticas sobre como aproveitar o momento positivo do País.

Não somos mais uma flor exótica das Américas

Camila Pitanga

A atriz lembrou que o Brasil é “bola da vez”, especialmente em função da Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.  “Ser brasileiro virou vantagem competitiva. Este é o momento de aproveitar as novas oportunidades e para isso precisamos organizar a casa pensando na continuidade da eficiência. Infraestrutura, segurança e promoção internacional”, complementou Pitanga.

O 39º Congresso prossegue até o dia 21 de outubro no Riocentro, Barra da Tijuca (RJ). Mais de 60 palestras compõem as plenárias e Oficinas do Conhecimento, além do 6º Workshop de Tecnologia Reserve, que apresentará tendências e práticas em tecnologia voltadas para o turismo.

A Feira das Américas tem expectativa de receber mais de 24 mil participantes e conta com 800 expositores, dentre nacionais e internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *