Dicas & Destinos

Como tornar um voo longo mais agradável.

Proteja-se do frio – A temperatura média nos aviões é de 22oC. À noite, quando nosso organismo está produzindo menos energia, é comum sentirmos frio. Por isso não dispense as mantas distribuídas a bordo nem esqueça de levar sempre um par de meias (elas vêm de graça no necessaire de algumas companhias dependendo da classe).

Hidratação – Em voos longos, a umidade nas cabines (em torno de 17%) aproxima-se da do Deserto do Saara. Com isso, a pele e as mucosas secam-se rapidamente. Para diminuir o desconforto, pingue algumas gotas de soro fisiológico no nariz. Nos olhos, use colírio lubrificante e, na pele, creme hidratante. Não se esqueça de tomar bastante líquido durante o vôo.


Bebidas alcoólicas – A altitude e o ar rarefeito a bordo potencializam duas vezes e meia o efeito do álcool. Tome uma ou duas taça de vinho durante o vôo – e só. Muita gente chega a desmaiar por beber demais.

Exercícios – Mexa os braços e faça alongamentos do tronco e do pescoço para melhorar a circulação do sangue. Caminhar é sempre muito bom a cada duas horas para evitar o inchaço nos pés, caminhe pelo corredor do avião e mexa a ponta dos pés quando estiver sentado.


Roupas confortáveis – Assim como os pés incham, todo o corpo se “dilata” durante vôos mais longos. Então o ideal é que você use roupas folgadas, sapatos confortáveis e nada muito formal para não gerar desconforto.

[buzzsprout episode=”36339″ player=”true”]

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *