Dicas & Destinos

Pedalar está na moda

Procura por transportes sustentáveis incentiva o cicloturismo no Rio de Janeiro

 

Quando a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou investimentos no transporte não poluente para transformar a cidade na Capital da Bicicleta, muitos cariocas se descobriram turistas em sua própria casa. Identificando a carência de um dos cartões postais do mundo no oferecimento do lazer em duas rodas, a Caminhos da Terra – famosa pelo aluguel de bicicletas e venda de acessórios para bikes – vem incentivando o cicloturismo como alternativa ao turismo tradicional.

Utilizando a bicicleta como principal componente dos passeios, os roteiros de cicloturismo visam a integração entre práticas sustentáveis e saudáveis, proporcionando ao visitante a experiência de estar mais próximo do meio ambiente. Além da possibilidade de pedalar pelos 150 km de ciclovia dispostos ao longo da orla carioca, a Caminhos da Terra permite que a o ciclista desbrave as trilhas da Floresta da Tijuca e conheça as belezas arquitetônicas do Centro Histórico do Rio.

“Temos guias acompanhando todos os roteiros. Mais do que proporcionar aos visitantes e moradores uma nova forma de aproveitar a cidade, a ideia é mostrar como nossos pontos turísticos podem ser melhor aproveitados”, explica Alzira Lima, fundadora da Caminhos da Terra, que para receber o público, renovou toda sua frota de bikes e contratou novos guias turísticos, ministrando treinamentos específicos para cada opção de roteiro.


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


Os passeios podem ser feitos por crianças, adultos ou idosos, sem restrição de idade. Mesmo os ciclistas profissionais, geralmente acostumados a trilhas e jornadas de aventura, buscam essa opção para conhecer um pouco mais da paisagem que tanto gostam de explorar. Mesmo trabalhando com pessoas de faixa etária e experiência diferentes, o ritmo não é calculado em velocidade ou pedaladas, mas sim, no tempo necessário para que a mensagem seja transmitida.

“Queremos mostrar que um lugar lindo como o Rio de Janeiro fica ainda mais belo integrado com a saúde e a preservação ecológica. É tão prazeroso, que fica difícil até de encarar como um exercício. Essa proximidade com a natureza só traz bons resultados. Tanto para o ambiente, quanto para nós, que dependemos diretamente dele”, ensina.

Abaixo algumas opções de roteiros de cicloturismo oferecidos pela Caminhos da Terra:

Floresta da Tijuca – Corcovado

– Passeio na Floresta da Tijuca pela estrada das Paineiras, com subida ao Corcovado.

Parque do Flamengo 

– Visita ao Museu de Arte Moderna, ao Monumento aos Mortos da Segunda Guerra, Marina da Gloria, Paisagismo de Burle Marx, observação de pássaros e foz do Rio Carioca.

Barra da Tijuca / Recreio dos Bandeirantes

– Passeio pela orla da Barra da Tijuca/Recreio.

Orla Zona Sul

– Passeio pelas orlas do Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon e Lagoa Rodrigo de Freitas.

Centro Histórico do Rio (Noturno)

– Passeio noturno pelo Centro Histórico do Rio, incluindo Cinelândia, Av. 1º de   Março, Pres. Vargas, Uruguaiana, Largo da Carioca, Praça Tiradentes, Av. Chile e Rua do Lavradio (Lapa).  

Pão de Açúcar 

– Passeio pela Urca, enseada de Botafogo, Parque do Flamengo, incluindo visita ao Monumento Estácio de Sá e explanação sobre a Fundação da Cidade, o Paisagismo de Burle Marx e a Baía de Guanabara.

 

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI 


  Seguros Promo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *