Dicas & Destinos

18ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos em Recife

A partir desta semana, os teatros municipais recebem a 18ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos. O evento, realizado pela da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), com patrocínio da Prefeitura do Recife e outros parceiros, acontece nas cidades do Recife, Olinda e, pela segunda vez consecutiva, em Caruaru, de 11 a 29 de janeiro. Uma ótima opção para quem está em férias e os turistas que visitam a cidade nessa época.

Foto: Marcelo Lyra

A abertura acontece no Teatro de Santa Isabel, no dia 11, às 19h. Com ingressos populares que variam de R$ 10 a R$ 20, além de atrações gratuitas, o Janeiro de Grandes Espetáculos aposta numa programação bastante diversificada, com produções do teatro para adultos e para crianças, abrindo espaço também para espetáculos de dança (são mais de 90 atrações das artes cênicas nesta edição) e 12 shows musicais, além de atividades formativas como aula espetáculo, lançamentos de livros, seminário de dança, mesas de discussão e debates de teatro e dança.

Em Recife, doze casas de espetáculos serão utilizadas, entre elas os teatros de Santa Isabel, Apolo, Hermilo Borba Filho e Barreto Júnior. Em Olinda, acontecerão as montagens de rua. Em Caruaru, toda a programação, inclusive com convidados internacionais, ocupará o Teatro Rui Limeira Rosal, do Sesc Caruaru. Nesta edição, além de mais de 30 produções pernambucanas, estarão na grade espetáculos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Porto Alegre e Brasília. Também participam atrações de cinco outros países: Canadá, Argentina, Portugal, Equador e Chile.

O foco principal é apresentar os maiores destaques da produção pernambucana que estrearam no ano anterior, não só da capital, mas de outros municípios (Recife, Olinda, Limoeiro e Petrolina têm representações), convidando, ainda, estreias locais (serão três: Caxuxa, Aquilo Que Meu Olhar Guardou Para Você e O Pássaro de Papel) e realizações cênicas de outros estados brasileiros, além de atrações internacionais, algo que vem crescendo a cada ano. As produções locais concorrem ainda ao Troféu Apacepe de Teatro e Dança, concedido aos melhores do evento como o único prêmio pernambucano da categoria profissional das artes cênicas.

Confira programação completa aqui

Fonte: Prefeitura de Recife

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *