Dicas & Destinos

Mi Buenos Aires querido!!

A charmosa capital do tango e da Argentina, Buenos Aires oferece sempre uma lista inesgotável de atrações. Tanto para quem está constantemente voltando para lá como para quem chega pela primeira vez. Eu por exemplo, toda vez que piso na capital portenha, descubro novidades. Nos últimos anos, com o câmbio favorável na troca de Reais ou Dólares por Pesos, verdadeiras multidões de brasileiros descobriram o poder sensual da música e da dança portenhas, a diversidade de seus shoppings e feiras ao ar livre, a beleza européia da arquitetura, o sabor das carnes e vinhos. Estes são prazeres simples, mas abundantes, de fácil acesso, que acabam nos fazendo voltar.


A charmosa metrópole latina funciona 24 horas, levando em consideração que por lá se janta tarde da noite e depois tem a “noite” começando às 2h e terminando às 6h, dali a pouco abrem os cafés, os museus e mais um dia de trabalho, com os moradores preenchendo as ruas.

Os bairros de maior freqüência turística são o Centro, Retiro, Recoleta, Palermo e San Telmo. Eles oferecem uma ótima estrutura e segurança para longas caminhadas. Para se hospedar, eu sempre recomendo que fique na região central conhecida com Florida. Não necessariamente na famosa Calle Florida, mas no seu entorno. É muito mais prático, barato e fácil para locomoção.

Comum ao gosto de muitas tribos, a bela Buenos Aires é garantia certa de diversão para famílias com crianças a casais em lua-de-mel, de boêmios a colecionadores de livros e raridades. Sem contar que a cidade é daquelas que transbordam história por todos os lados.

Preparado para bater perna? Então vamos lá!! Durante o dia que tal começar pela histórica Casa Rosada e Plaza de Mayo? É nesta região que nós respiramos a real e mais atual história de Buenos Aires. Os mais fanáticos por Evita Perón, a primeira-dama falecida em 1952, e os manifestantes do ‘panelaço’ que provocaram a renúncia de um presidente, em dezembro 2001 são personagens conhecidos. Por ali ainda marcham as mães e avós da Plaza de Mayo, lembrando todas as semanas que milhares de homens e mulheres da esquerda argentina foram ‘desaparecidos’ durante a ditadura militar. Não deixe de agendar e fazer a visita guiada ao interior da Casa Rosada, um passeio bem detalhado pela história de Buenos Aires.


Ainda na região, a avenida de Mayo possui diversos outros pontos de visitação. O famoso Café Tortoni é imperdível e de lá você consegue ver, de longe, o Obelisco, cartão-postal da cidade. Juntinho ao ‘quarteirão espanhol’, você vai encontrar restaurantes de frutos do mar com ostentosos retratos da família real da Espanha. Os espanhóis são o segundo grupo mais expressivo de imigrantes que chegaram à Argentina a partir de 1880. O primeiro é o de italianos.

O Obelisco tem quase 70 m de altura e serve de referência para encontrar a avenida Corrientes e o Teatro Collón, na Plaza Lavalle, ambos lugares de espetáculos importantes. A poucas quadras dali, mais duas pérolas portenhas aguardam os turistas: o shopping Galerias Pacífico e a Plaza San Martín, um respiradouro verde em meio a espigões e faróis de grandes avenidas, que paralisa o visitante pela beleza de suas árvores e monumentos.


Está cansado de caminhar? Já??!! Tudo bem, os táxis de Buenos Aires são baratos, se compararmos com o mesmo serviço em capitais brasileiras. Só não se assuste com as barbeiragens. Os motoristas são meio “barbeiros” mesmo e correm horrores, aliás, isso é muito comum por lá, os habitantes locais nem se espantam. De ônibus, por alguns centavos, sempre correndo muito também, você pode visitar a tangueira San Telmo, o bairro Palermo dos parques e dos jovens estilistas, e a Recoleta das grifes luxuosas e do belíssimo cemitério que virou atração turística e merece uma visita.

Puerto Madero é outro lugar que você não pode deixar de conhecer. Passear pelas largas calçadas da região que já foi o principal porto da cidade e que hoje possui um ar totalmente europeu é delicioso. Este bairro cujas ruas homenageiam mulheres de destaque na história da Argentina, logo se transformou em um exclusivo centro residencial, gastronômico e de negócios da cidade.

Eu já mencionei El Caminito? Não deixe de visitar uma das regiões mais coloridas e animadas da cidade. Lá tem uma feirinha de artesanatos maravilhosa, perfeita para comprar as lembrancinhas para os amigos. As diversas lojas e galerias têm ótimos preços e você vai encontrar dos mais variados artigos. Reserve pelo menos uma tarde inteira para vasculhar com calma a região e deixe preferencialmente para visitar no final da viagem. Imperdível!!


Volte para o hotel, descanse um pouco, só um pouquinho mesmo, pois, a noite é uma criança, certo? E em Buenos Aires há um mundo de possibilidades. Você pode se deliciar com os deliciosos vinhos, a gastronomia, os teatros, a música, as pistas de dança e claro o Tango. Este sim, é um momento imperdível e inesquecível da sua viagem. Se emocione. Vale rir, chorar, sem vergonha alguma.

O tango aliás, mudou um bocado, desde as origens, nos bairros pobres. O cantor Carlos Gardel, o compositor Astor Piazzolla e o bailarino Julio Bocca são apenas três dos artistas que renovaram esta que é uma das marcas mais fortes da cultura argentina.

Uma dica bem legal: observe durante o show se os garçons estão prestando atenção aos bailarinos. Se estiverem, os limites dos movimentos dos bailarinos estão sendo testados bem na sua frente. Afinal, eles vêm aquilo todas as noites e já estão mais que acostumados. Agora se eles fixam os olhos no palco, é porque a dupla vai inventar. Pode esperar por alguma novidade da bailarina que já desconcertou até o saxofonista á esta altura. Provavelmente, ela vai arriscar um gran finale de ponta-cabeça, suspensa pelas canelas, e o bailarino (coitado) vai suar o terno para fazer parecer sutileza toda a força que ele guarda nos braços e nas pernas. Ufa!! É mesmo um espetáculo, acredite!


Buenos Aires até cabe num final de semana ou feriadão, para quem viaja desde as regiões Sul ou Sudeste do Brasil. Parece meio insano, tanta coisa boa para ver e fazer em três ou quatro dias, mas ficar pouco tempo é bem melhor do que não ir.

Dica que não posso me esquecer de compartilhar com vocês: Experimentem a deliciosa torta de maçã do Café Florida Garden ;-)

Ótima viagem e apaixone-se por Buenos Aires!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *