Dicas & Destinos

São Paulo faz 458 anos

Nesta quarta-feira dia 25 de Janeiro de 2012, São Paulo completa 458 anos e a cidade da garoa, famosa por seus arranha-céus, sua vida corrida e seus engravatados, também é conhecida por sua gastronomia diversa, vida noturna, e cultura, muita cultura.

AV. PAULISTA

AV. PAULISTA

São Paulo é uma cidade como nenhuma outra no Brasil. Maior metrópole da América do Sul, centro cultural e da vanguarda brasileira, precisa ser conhecida e descoberta para ser amada. Depois, não dá para esquecer. Fundada pelos jesuítas em1554, a capital paulista, situada a 760 metros de altura e distante uma hora do mar, do qual é separada pelo Serra do Mar, só veio a ser efetivamente habitada no século 19, com o início do Ciclo do Café.

Absolutamente diversa, São Paulo é antenada, geradora de tendências e estilos com opções de lazer, negócios e entretenimento para as mais diversas tribos: de intelectuais a esportistas passando por baladeiros, religiosos, moderninhos e workaholics.

A famosa “capital do conhecimento”, não poderia ter origem mais apropriada: nasceu a partir de um colégio. O Pátio do Colégio, visita obrigatória para quem vai à cidade, está aí até hoje. Nas proximidades, inúmeros atrativos e patrimônios da capital paulista e do País, como a Catedral da Sé; o Mosteiro de São Bento; o Marco Zero – ou o marco do Trópico de Capricórnio – também na Praça da Sé; a Sala São Paulo – com seus shows de música clássica e erudita em um dos mais belos e glamourosos ambientes da capital; a Torre do Banespa e o Terraço Itália – de ambos, é possível uma vista em 360º da capital; a Pinacoteca e suas 4 mil obras; o Edifício Copan, o Mercado Municipal e seus 55 vitrais. E muito, muito mais.

Pátio do Colégio

Pátio do Colégio // Foto: Rubens Chiri

Com cerca de 40 centros culturais, todos os dias há mostras, espetáculos, cursos, debates e workshops sobre todas as formas de arte. Além de apresentar atrações versáteis e de qualidade por preços populares, os espaços presenteiam o público com suas arquiteturas e decorações. Boas opções são a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura é um dos templos da poesia e das artes em São Paulo, localizado no começo da Avenida Paulista – e o Centro Cultural Banco do Brasil, com mais de mais de quatro mil m² com salas de exposições, cinema, teatro, auditório, loja e cafeteria.

casa das rosas

Casa das rosas

São Paulo é dos paulistanos e dos inúmeros povos – brasileiros ou não – que escolheram a cidade para viver, por suas oportunidades. É do pastel de feira, do sanduíche de mortadela, dos bares e ateliês da charmosíssima Vila Madalena. É do modernismo da avenida Paulista, do verde do Ibirapuera e de mais de 50 parques naturais. São Paulo é das religiões, que incluem templos católicos, budistas, ortodoxos, mesquitas, sinagogas, terreiros de umbanda e candomblé.

Mesquita São Paulo

Mesquita São Paulo

É da Liberdade dos japoneses, da Independência do Museu Paulista, da sofisticação das grifes internacionais e nacionais da Rua Oscar Freire, dos hotéis-butique, da feira de antiguidades da Praça Benedito Calixto; das 59 ruas temáticas de comércio especializado, dos spas, dos avançados centros médicos, do estímulo à meditação, das universidades e das escolas de artes. São Paulo é o romance das banheiras de ofurô, do fondue no inverno, dos jantares com vista para a cidade, das melhores pizzas do Brasil, dos bares intimistas.

Liberdade

São Paulo é dos ritmos, da balada, do forró, da Terça Insana, do Miss Saigon, das fantásticas exposições na Oca do Parque Ibirapuera, da happy hour. É da SP Fashion Week, Fórmula 1, da Corrida de São Silvestre e da maior Parada do Orgulho GLBT do mundo. É para todas as idades, gostos, bolsos. São Paulo é dos avós, dos netos dos pais modernos ou tradicionais. Enfim: São Paulo é também para toda a família.

Trio Forrozeiro

Forró

 Ficou com vontade de conhecer São Paulo? Então planeje sua viagem e volte com um gostinho de quero mais ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *