Variedades & Tecnologia

Aruba revelada em sua arte e tradições

A variedade de influências e pessoas que já povoaram Aruba ao longo dos séculos deixou marcas na ilha, resultando em variadas coleções de artes e tradições folclóricas. Apesar de diversos costumes dos habitantes originais da ilha terem se perdido no tempo e o minucioso trabalho de estudo arqueológico ser demorado, os tempos modernos revelaram uma riqueza de estilos, geralmente emprestada de outras culturas, mas expressadas de uma forma unicamente Arubana por diferentes atitudes de seu povo e estrutura local.

Aruba Tourism Authority

Tradições folclóricas: música e danças para celebração da ilha

Característica de todas as diferentes e tradicionais celebrações da ilha é o senso de comunidade, foco central revelado com ênfase em sua música, dança e comida. Desde o festival tradicional de colheita, o “Dera Gai” ou Festa de São João, em 24 de junho, os ritos de Carnaval e a prática dos músicos “Dande” viajantes no Ano Novo, variadas formas de dança e música foram criadas e continuam a se desenvolver nos dias de hoje.

Na colonização da ilha, as primeiras melodias foram trazidas da Europa com as valsas que ainda podem ser ouvidas nos dias de hoje não somente tocadas no tradicional órgão (caha di orgel), mas também no ritmo do Hino Nacional de Aruba. Há alguns anos, a América Latina e outras ilhas caribenhas receberam a influência de estilos venezuelanos como grupos de “gaita” e “aguinaldo” que podem ser ouvidos durante a época de Natal e do Carnaval, ressoando com o Calypso (estilo musical típico de Aruba) e com as batidas de bateria das bandas. Os feriados também oferecem algumas melodias verdadeiramente únicas de Aruba. Durante o Carnaval, a Tumba, apesar de ter suas origens na música tribal Africana, é somente ouvida nas ilhas Aruba, Bonaire e Curaçao, conhecidas como as ilhas ABC.

 Aruba Tourism Authority

Aruba também orgulhosamente mostra suas “marchinhas” (roadmarchs) em um ritmo mais marcado e recheado de frases curtas que agitam as pessoas que saem para dançar na rua durante o Carnaval em uma só batida. E por falar em dança, os movimentos tradicionais de Aruba também são atribuídos ao passado colonial da ilha, com bailados folclóricos como a mazurka e as danças da colheita (May Dances), adaptadas à tradição local. A diferença é que os dançarinos da atualidade são mais modernos, combinando estilos contemporâneos e de outros países aos passos originais.

Aruba Tourism Authority

Museus em Aruba:

Museu Histórico de Aruba

Tenha uma ideia de como os primeiros moradores viviam e trabalhavam e veja inúmeros antigos utensílios que eram usados nas fazendas e móveis de casa. O museu fica localizado na estrutura mais antiga de Oranjestad, o Forte Zoutman, construído nos anos 1700.

De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. È cobrada pequena taxa de entrada.

Fort Zoutmanstraat, s/n.

Tel: (297) 582-6099; Fax: (297) 588-5199

Museu Arqueológico de Aruba

A parte mais antiga da herança cultural de Aruba é exibida no Museu Arqueológico de Aruba. Uma coleção permanente oferece ao visitante uma ideia de como eram os períodos históricos e pré-históricos da ilha.

De terça a sexta, das 10h às 17h; e sábados e domingos das 10h às 14h. Fechado às segundas. Não é cobrada taxa de entrada.

Schelpstraat, 42

Tel: (297) 582-8979; Fax: (297) 588-9961

Email: archeo@setarnet.aw

Museu Numismático de Aruba

Oferece uma visão de como eram as primeiras moedas que circularam em Aruba, incluindo as “yotin” e “dipchi,” bem como as tendências monetárias do mundo todo. Também oferece uma exibição rotativa de artes. O museu está localizado na histórica casa amarela atrás do terminal de ônibus de Oranjestad, próximo ao Royal Plaza Mall.

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h. È cobrada pequena taxa de entrada.

Weststraat, s/n.

Tel: (297) 582-8831

E-mail: ivickrasmijn@hotmail.com

Website: www.museumaruba.org

Museu de Antiguidades de Aruba

Uma coleção privada das antiguidades da ilha. O museu está localizado em uma casa privada que abre ao público com horário marcado.

Timbalstraat 11, Tarabana.

Tel: (297) 583-2039

Museu de Modelos de Trem de Aruba

Coleção privada de modelos de trem. Localizado em uma casa particularem San Nicolas, próximo ao restaurante Costa Riba, próximo ao monte Seroe Colorado. É aberto ao público desde que um horário seja agendado.

Koolbaaibergstraat 12, San Nicolas.

Tel: (297) 584-7321.

Museu de Aloe de Aruba

Aloe, também chamado de babosa, é conhecido por trazer saúde e boa sorte, sendo pendurado nos tetos das casas da ilha. Dizem também que a planta é a explicação para a prosperidade de Aruba.

De segunda a sexta, das 8h30 às 16h; e sábados, das 9h às 12h30. Fechado aos domingos. Grátis.

Pitastraat 115

Tel: (297) 588-3222

Website: www.aruba.aloe.com

Email: cvanloenen@arubaaloe.com

Museu da Bíblia

Terças, das 8h às 12h.

Wilhelminastraat, 1

Tel: (297) 582-1435

Arquivo Histórico Nacional

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h15 às 16h.

Sabana Blanco, 60

(297) 583-4880

Galerias de Arte:

Art Studio Insight

Exibições solo e em grupos de artistas contemporâneos locais e internacionais, com ênfase em todos os tipos de arte visual e teatral.

De segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 14h30 às 17h.

Paradera Park 215

Tel: (297) 568-9168

Email: insightfoudation@gmail.com

MUSA Art Café

Exibições de artistas nacionais e internacionais, com foco no design como arte funcional. Uma “noite cultural” acontece todas as quintas-feiras com palestras e apresentações.

Caya Betico Croes 16-18, Oranjestad

Osaira Muyale Contemporary Art Studio

Arte conceitual contemporânea pela artista Osaira Muyale.

Stadionweg 3,Oranjestad

Tel: (297) 582-1350

Exibições rotativas podem ser vistas no Cas di Cultura, na Biblioteca Nacional de Aruba, no Museu Numismático de Aruba e nas filiais de Oranjestad dos bancos RBTT Bank e do Aruba Investment Bank.

Você pode encontrar outras informações nos links abaixo:

Os brasileiros descobriram Aruba

Aruba: uma ilha fácil de se apaixonar

 

Proteção ao Viajar

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *