Dicas & Destinos

São Paulo é 4ª cidade com mais investimentos estrangeiros


A cidade de São Paulo é a quarta no mundo que mais recebeu investimentos estrangeiros em 2011, segundo o estudo Observatório dos Investimentos Internacionais divulgado na última quarta-feira (14) em Paris que inclui 22 grandes cidades internacionais. A capital paulista avançou três posições no ranking em relação ao ano anterior, de acordo com o estudo realizado pela consultoria KPMG e pela agência de investimentos francesa Paris-Ile de France Capital Économique.

VISTA AEREA Embarque na Viagem

O levantamento revela que São Paulo, com o total de 195 investimentos internacionais realizados em 2011, ultrapassou cidades como Paris, Moscou e Pequim e só está atrás de Londres, Xangai e Hong Kong, que continuam mantendo, como no estudo anterior, os três primeiros lugares do ranking, nessa ordem.

O aumento no número de investimentos estrangeiros em São Paulo foi de quase 55% no ano passado em relação a 2010 e 160% em relação a 2009. As cinco principais cidades da lista (a quinta é Nova York) representam 50% do total de investimentos realizados nas 22 metrópoles analisadas. A América Latina foi a região do mundo onde o número de investimentos mais cresceu em 2011.

O estudo leva em conta os investimentos produtivos, como aberturas de filiais, novas fábricas, serviços ou lojas, a ampliação das atividades já existentes, as inaugurações de escritórios e centros de pesquisas ou ainda joint ventures (associação de empresas), mas não inclui privatizações, fusões ou aquisições em seus cálculos. A capital paulista representa 39% do número total de investimentos estrangeiros realizados no Brasil, segundo a KPMG.

Na América Latina, além de São Paulo, apenas a Cidade do México faz parte do estudo. Mas o documento revela que a América Latina representa 10% do número de investimentos internacionais realizados em 2011, que cresceram 29% na região.

Matéria retirada do Diário do Turismo

2012 Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *