Dicas & Destinos

Berlim, a capital mutante da Alemanha

=

Berlim é sempre mutante, uma grande mistura cultural de tradições germano-prussianas e rica história.

 

Brandemburg Embarque na Viagem

 

A vida na capital alemã sempre esteve na vanguarda – desde os loucos cabarés dos anos 1920 e os horrores da Segunda Guerra Mundial até o ameaçador Muro e a reunificação e reinvenção desta metrópole.

A maior cidade da Alemanha é também a mais cosmopolita, uma mistura cultural com temperos turcos, russos, poloneses, italianos e de outros diversos grupos étnicos do Leste Europeu e Ásia. Exatamente por isso, há quem diga que Berlim não tem, exatamente, a cara da Alemanha. Mas nem por isso a cidade perde seu charme. Ao contrário, é pela diversidade que Berlim encanta. Depois da queda do muro, em 1989, dois lados distintos passaram a compor a mesma cidade. Embora pouco reste da antiga divisão, ainda é possível encontrar resquícios do muro e de como funcionava a vida quando a Alemanha estava partida em duas. Pela cidade, faixas de paralelepípedos ou marcações de cobre indicam, no meio de ruas e praças, o antigo percurso do muro.

Em sua essência, Berlim é uma cidade jovem, especialmente á noite, quando seus clubes e bares estão em plena efervescência. A cidade pulsa com renovada energia e vitalidade.

Um pouquinho sobre a Alemanha

Coração econômico da Europa, a Alemanha é o país da ordem e da busca pela eficiência. Se isso parece um comentário um pouco sisudo em um primeiro instante, viajar por um lugar onde tudo funciona com absoluta precisão tem vantagens gigantes. Adicione a esta eficiência uma história riquíssima, muito bem preservada em seus castelos e cidadezinhas medievais, suas paisagens espetaculares, florestas, lagos e picos nevados. E como se já não fosse suficiente tantas belezas, a culinária alemã ainda é uma outra jóia onde cada cidade carrega sua particularidade com sabores únicos.

Rothenburg Embarque na Viagem

Para muitos o idioma alemão assusta um pouco, a dica simples é: não se assuste! Em grande parte do país, o inglês é muito usado, quase obrigatoriamente nas grandes cidades.

A Alemanha é muito famosa por suas maravilhosas rodovias que são verdadeiros tapetes, as Autobahns, que são facilmente indicadas pela letra A, em placas azuis. Só fique atento, pois, como em alguns trechos não há limite de velocidade, é preciso redobrar a atenção para não perder o ponto onde começa o controle do velocímetro. Se você não quer saber de dirigir nas suas férias, relaxe, já que a infraestrutura ferroviária do país é muito mais que eficiente. Para facilitar ainda mais a vida de quem usa os serviços de trens, existem várias opções de bilhetes e serviços válidos. Quer ir mais rápido? Sem problemas. Você vai encontrar muitas opções de companhias que operam voos de baixo custo para toda a Alemanha e Europa.

Ruas de Berlim - Embarque na Viagem

Cultura em Berlim

Você sabia que Berlim é um dos melhores lugares do mundo para visitar museus e se abastecer de arte? Não deixe de colocar sua agenda cultural em dia, enquanto estiver por lá. Não deixe também de selecionar ao menos uma opção entre uma grande variedade de concertos de música erudita. Não podemos nos esquecer dos maravilhosos museus que são muitos.

Abaixo, destaquei alguns pontos turísticos que você realmente não pode deixar de ir.

Alexanderplatz Embarque na Viagem

ALEXANDERPLATZ

Era o coração da cidade até a segunda guerra. Depois, tornou-se o centro da Berlim Oriental. A Catedral, a Fernsehturm e o Parlamento ficam em seu entorno. É lá que Berlim pulsa.

 

BRANDEMBURG TOR

Construído em 1791 para celebrar as vitórias prussianas nas guerras, o Portão de Brandemburgo foi o símbolo que marcou a divisão e a derrubada do muro entre as duas Alemanhas. Até a unificação, o espaço que o rodeava era território neutro, conhecido como “terra de ninguém”.

 

CHECKPOINT CHARLIE

Nome dado pelos aliados ao principal ponto na fronteira da Berlim dividida pelo muro, onde se passava do lado “americano” para o lado “russo” da cidade. É considerado um símbolo da Guerra Fria.

Museu do Holocausto - Foto Tobias Schwarz/Reuters

DENKMAL FÜR DIE ERMORDETEN JUDEN EUROPAS 

Este é o polêmico monumento lembrando os milhões de judeus mortos sob o regime nazista. Reúne 2711 blocos de concreto que mais se parecem com lápides.

 

FERNSEHTURM

Orgulho da antiga Berlim Oriental, a torre de TV permite ao visitante ter uma visão completa da cidade, a 365 metros de altura.

 

JÜDISCHES MUSEUM BERLIN

Este museu que tem o formato da estrela de Davi aberta, relata a trajetória do Judaísmo no mundo.

 

KAISER-WILHELM GEDÄCHTNIS KIRCHE

Principal lembrança que Berlim preservou da Segunda Guerra. Construída no século 19, a igreja e suas torres eram o orgulho da cidade. Os aliados bombardearam a construção, mas uma torre ficou de pé, semidestruída.

 

OLYMPIASTADION BERLIN

Este estádio foi construído a mando de Hitler para sediar os jogos olímpicos de 1936. Para receber a final da Copa do Mundo em 2006, passou por uma grande reforma.

=

REICHSTAG

Prédio histórico que ainda tem marcas de balas da conquista soviética, incendiado pelos nazistas. Após a reunificação, o Parlamento voltou a ser o centro do poder e ganhou uma belíssima cúpula de vidro.

=

ÄGYPTISCHES MUSEUM

Rivalizando com o Louvre e o British Museum, neste museu há uma grande quantidade de peças e múmias do Egito antigo.

Mapa Berlim Embarque na Viagem

 

Algumas dicas práticas para circular por Berlim

  • Separe ao menos 4 dias para conhecer melhor a cidade

  • Os táxis de Berlim são muito mais baratos do que se imagina

  • Faça um tour gastronômico pelos vários restaurantes premiados pelo Guia Michelin

  • Não deixe de experimentar o Currywurst – salsicha com molho de tomate e curry – uma delícia!!

  • Sempre que for a um antiquário nos mercados da cidade, pechinche educadamente. Isso faz parte do negócio, mesmo quando está com indicação de preço fixo.

  • Muito cuidado com as ciclovias. Lá não é como no Brasil onde sempre tem um mané andando onde não deve. Ciclovia é lugar de bicicleta e não de gente passeando. Vale ressaltar que os ciclistas adoram correr em suas pistas exclusivas.

 

Encontre outras informações acessando os sites Visite Alemanha e deutschland.de.

Agora é só se preocupar com as malas, escolher casaquinhos descolados (dependendo da época de sua viagem, o frio é de rachar) e organizar seu roteiro bem caprichado. Tenho certeza que Berlim vai deixar você encantado. Depois, me conta como foi a viagem, ok!!

=

2012 Embarque na Viagem

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *