Variedades & Tecnologia

Mostra que conta a vida do sertão é prorrogada.

x

“O sertão: da caatinga, dos santos, dos beatos e dos cabras da peste”.

Cerca de 800 obras compõem a exposição. São pinturas, esculturas, fotografias e roupas, além de cenários e instalações audiovisuais. Nomes famosos do sertão são representados, como Lampião e Antônio Conselheiro.

A exposição reproduz o ambiente no qual vive o homem do sertão nordestino. Entre tantas obras em exibição chama a atenção dos visitantes as vestimentas do Beato José Lourenço, líder da comunidade do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, localizada no município de Crato, além de fotos do acervo da Aba-Filme com retratos do Beato Antônio Conselheiro, do Padre Cícero e da Beata Maria Araújo.

A exposição passeia por locais como Arraial de Canudos (BA), Vale do Caldeirão (CE) e Chapada do Araripe (CE), contando fatos históricos ocorridos nessas regiões. Passa também por clássicos da literatura nacional, como “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, e “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, bem como pela literatura de cordel produzida por Patativa do Assaré e J. Borges, pela arte popular de Nino, Mestre Manoel Graciano, Valentino, Irmãs Cândido e Mestre Noza, pela música de Luiz Gonzaga, Geraldo Vandré e João do Valle, pela poesia de João Cabral de Melo Neto e Ariano Suassuna e pela fotografia de Benjamin Abraão Botto, Maureen Bisilliat, Araquém Alcântara, Tiago Santana e Tibico Brasil.

Além de peças do acervo do Museu Afro Brasil, a mostra contará ainda com contribuições do Museu Histórico do Ceará (Fortaleza, CE), Fundação Joaquim Nabuco (Recife, PE), Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Maceió, AL) e Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco (Recife, PE).

O sertão: da caatinga, dos santos, dos beatos e dos cabras da peste marca o início das comemorações do sétimo aniversário do Museu Afro Brasil, que mostra a perspectiva negro africana e das artes eruditas e contemporâneas de modo geral, contribuindo para a formação educacional de seus visitantes.

Sua programação é composta, também, por palestras e oficinas, voltadas à formação educacional tanto de seus visitantes quanto de profissionais da área pedagógica.

Museu Afro Brasil – www.museuafrobrasil.org.br
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº portão 10 – Parque Ibirapuera
Telefone.: (011) 3320-8900
De terça a domingo das 10h às 17h com permanência até as 18h
Prorrogado até 20/05/2012 – Gratuito

2012 Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *