Dicas & Destinos

Vamos conhecer Penedo-RJ?

x

Penedo, um lugar charmoso onde as pousadas e hotéis são acolhedoras e prontas para recebê-lo. Pode ser para tornar a sua lua-de-mel algo inesquecível ou um simples fim de semana, uma deslumbrante e romântica lembrança.

Em Penedo você viverá bons momentos visitando o Parque “Pequena Finlândia” que reproduz fielmente uma pequena cidade da Finlândia, inclusive poderá falar com o próprio Papai Noel que tem uma casa aqui e está a sua espera para abraçá-lo.

Os passeios são muito agradáveis, já que a natureza se fez presente neste pequeno paraíso que um dia os finlandeses sonharam na sua distante pátria para viver.

O simpático distrito de Penedo, aos pés da Serra da Mantiqueira, foi colonizada pelos finlandeses na década de 20, a região ainda mantém os costumes e a cultura de seus fundadores com direito à vigorosa gastronomia típica, construções em madeira e cercadas por jardins floridos e bailes à moda da Finlândia que colocam todo mundo para dançar.

Penedo que é distrito de Itatiaia está localizado no Estado do Rio de Janeiro, às margens da Rodovia Presidente Dutra (BR-116) que liga o Rio de Janeiro a São Paulo. Além de ser uma das mais belas paisagens do país, tem o privilégio de oferece acesso fácil a outros destinos turísticos aos visitantes: Parque Nacional do Itatiaia, Serrinha do Alambari e Visconde de Mauá.

Aliado à beleza natural, o vilarejo oferece uma vasta e variada rede hoteleira, restaurantes de alta qualidade, lojas de artesanato e um comércio local diversificado, bem ao gosto de quem procura a região para fugir da agitação dos grandes centros urbanos.

Os vigorosos pratos da cozinha nórdica são encontrados facilmente nos cardápios de Penedo, assim como os pratos à base de trutas fresquinhas, criadas nos rios e lagos da própria região.

As cachoeiras são uma ótima opção para os dias ensolarados, as principais são:

Três Cachoeiras – É a mais visitada de Penedo está localizada no Rio das Pedras, de fácil acesso está ao lado da estrada. Possui bons pontos para banhos devido a existência de vários poços.

Cachoeira de Deus – Muito bonita também está localizada no Rio das Pedras na parte alta de Penedo. É a maior de Penedo. Possui ótimo poço para banho.

Cachoeira das Três Bacias – A última cachoeira no final da rua principal da cidade é a Cachoeira das Três Bacias, o acesso é dificil pois a estrada até a cachoeira não é boa.

Poço das Esmeraldas – Com águas cristalinas é ótimo para banho, está localizado bem abaixo das três bacias.

Imperdíveis também são os passeios a cavalo nos haras existentes, assim como a pesca da truta nos pesqueiros locais. Vale a Pena conhecer o Pico do Penedinho, com sua belíssima vista para o bairro, e o Museu Finlandês D.Eva, e a residência do Papai Noel. O parque temático Pequena Finlândia (Casa do Papai Noel) conta com diversas lojas e restaurantes de inspiração na cultura finlandesa.

Alguns lugares para visitar;

Marco do Cinquentenário – Localizado na Praça Finlândia, perto do Museu Finlandês. Foi erguido em 1979 para comemorar os 50 anos da imigração finlandesa. Ele é todo feito em aço inoxidável, onde mostra seis pássaros migratórios.

Casa de Pedra – Uma das primeiras construções de Penedo. A construção iniciou em 1932 e levou cerca de 14 anos para terminar. A obra foi feita por um finlandês que carregou as pedras do rio para a construção.

Museu Finlandês Dona Eva – Instalado no Clube Finlândia, o Museu Dona Eva reúne mais de mil objetos trazidos pelos imigrantes no início do século 20. Os destaques são as coleções de bonecas finlandesas, de revistas e de fotografias.
Endereço: Av. das Mangueiras, 2.601
Tel: (24) 3351-1374

Casa do Papai Noel – A Casa é o principal ponto de referência de Penedo e ao redor dela há vários restaurantes, hotéis e pousadas, além da famosa sorveteria da cidade. Vale lembrar que o Papai Noel está presente em sua casa durante todo o ano. A Casa de Papai Noel de Penedo é uma réplica da casa original localizada na Finlândia, com móveis e utensílios típicos.
Endereço: R. das Velas, 100 – Shopping Pequena Finlândia
Tel: (24) 3351-2002

Pico do Penedinho – Possui a vista mais bonita de Penedo. De lá podemos ver as serras da Mantiqueira e do Mar, os municípios de Resende, Itatiaia e Penedo.

Prefeitura Municipal e Itatiaia
www.itatiaia.rj.gov.br
Telefone: (24) 3352-6777
Email: fale-conosco@itatiaia.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *