Variedades & Tecnologia

Vale a pena viajar de ônibus?

x

Feriado chegando e você pensando em viajar, mas tem medo de avião ou está correndo para longe daquelas filas enormes no check-in? Simples, vai de ônibus. Viajar assim não é mais aquele martírio de antigamente. A maior parte das empresas de ônibus já possuem em sua frota, ônibus com ar-condicionado, filme e lanche a bordo. Isso, sem contar com a confortável opção de comprar um assento em um carro-leito. Hoje, praticamente todas as viações fazem suas vendas de passagens pela internet ou pelo telefone, via cartão de crédito, e o viajante só pega a passagem no balcão alguns minutos antes da partida.

Normalmente, os ônibus que percorrem longos trechos pelo Brasil param periodicamente, mas em locais nem sempre confiáveis, por isso é melhor levar água e lanche na mochila.

City-Ônibus Embarque na Viagem

City-tour econômico

=

O que fazer para passar o tempo em viagens longas? Ah, dicas não podem faltar, não é mesmo?? Vamos à elas então:

Leve um player de MP3 ou abasteça seu Smartphone ou celular com músicas para embalar as horas que você passará sentado. Opte por algo de acordo com o perfil da sua viagem Ou ainda algum game, livros ou revistas;

Para não passar frio, coloque na mochila um agasalho e meias grossas;

Não esqueça de usar roupa confortável, se possível um moletom, e tenha a mão uma máscara para dormir;

No quesito comida: garrafa de água, alguns analgésicos e anti-enjôos por prevenção;

Acrescente também petiscos e guloseimas mas lembre-se que o banheiro dos ônibus não é dos mais confortáveis e limpos;

Uma dica super importante que você não pode ignorar: nada de deixar bolsa no banco do ônibus quando for descer nas paradas. Carregue sempre sua bolsa ou mochila com você. Aquilo que você está levando como bagagem estará seguro no bagageiro do ônibus, mas a bagagem de mão, deve sempre estar com você, onde quer que vá.

=

 

Ônibus pelo mundo

No México, o ônibus é o meio de transporte ideal, já que o país não possui uma boa malha ferroviária. As estradas, em geral, são boas e os ônibus, freqüentes, confortáveis e têm preços bem razoáveis. É possível escolher entre as classes luxo (lujo ou ejecutivo) – com menos paradas, bancos reclináveis, ar-condicionado e filme em vídeo – primeira e segunda. Nas últimas, o desconforto não vale a economia. É tão fácil andar de ônibus que não vale a pena alugar um carro, a não ser para trechos curtos e panorâmicos no litoral.

O nível de conforto dos ônibus sul-americanos varia muito de país para país. Os coletivos da Argentina e do Chile têm diferentes graus de qualidade, mas sempre incluem algum serviço: comidinhas, bebidinhas, filmes, música ambiente e banheiro. Alguns têm poltronas tão espaçosas que dá para dormir bem esticadinho.

Uruguai, Colômbia e Venezuela têm opções rodoviárias parecidas com as brasileiras (algumas piores, outras melhores).

No Paraguai o nível fica um pouco mais baixo e carrega muita muamba, mas pior mesmo fica por conta de Bolívia, Peru e Equador. Esqueça que a palavra conforto existe, desista de brigar por seu lugar demarcado e tome conta de seus pertences.

As características dos ônibus europeus mudam a cada país. Os de Portugal e algumas regiões da Espanha são mais confortáveis do que os trens. Também os da Grécia têm essa característica. Sua rede rodoviária liga quase todo o país. Muitos ônibus entram nos ferry boats, deixando os passageiros nas ilhas.

Os italianos são mais baratos que os trens e funcionam como uma alternativa confortável para viagens a cidades que não são cobertas por linhas ferroviárias, o que é mais comum no sul. Nos outros países europeus, em geral os ônibus são menos confortáveis que os brasileiros.

Ônibus Gray Line

Ônibus Gray Line

Na Inglaterra, veículo por vezes é o mesmo double decker (de dois andares) que circula pelas ruas de Londres, sem banheiro, vídeo, cortinas ou poltronas reclináveis. Há carros mais confortáveis, com poltronas reclináveis e banheiro.

Preste sempre muita atenção na hora de utilizar estes serviços e boa viagem!

=

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *