Variedades & Tecnologia

Turismo Religioso

Em constante crescimento, o turismo religioso, já há algum tempo vem movimentando a economia de pequenos municípios. O Turismo Religioso não é, necessariamente, um turismo feito por religiosos, místicos, santos populares, devotos e sacerdotes/profissionais de qualquer credo ou confissão religiosa, mas também de curiosos, sim curiosos, que desejam conhecer destinos que foram palco para supostos “milagres” e que possuem uma energia diferente.

Listamos as principais cidades brasileiras que atraem milhares de pessoas todos os anos.

Aparecida do Norte

Localizado no Vale do Paraíba, Aparecida, nome oficial da cidade, é conhecida nacionalmente por abrigar a Basílica Nova. Sagrado pelo Papa João Paulo II, o local é o terceiro maior templo católico do mundo, com capacidade para 75 mil fiéis, e por isso recebe visitantes de todos os cantos do país.

A cidade costuma ser cheia durante todo ano, porém durante as datas importantes do calendário católico, Aparecida fica ainda mais cheia. Além da Basílica Nova, Aparecida possui outros pontos turísticos, como a Passarela da Fé, o Aquário de Aparecida, a Capela das Velas, e muitos outros.

 

Nova Trento

Localizado a apenas 80 km de Florianópolis, Nova Trento foi colonizada pelos imigrantes da Província de Trento, na Itália e mantém até hoje as tradições e o espírito religioso dos italianos.

A beatificação de Madre Paulina, em 1991, e sua canonização, em 2002, é o motivo de a cidade atrair tantos turistas, afinal Madre Paulina foi a primeira santa brasileira.

A cidade possui dois santuários: o Santuário Santa Paulina e o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro. Nova Trento possui ainda diversas capelinhas e oratórios para quem quiser reforçar a fé católica a qualquer momento.

 

Juazeiro do Norte

Localizado no Vale do Cariri – Ceará, Juazeiro do Norte guarda a imagem do Padre Cícero ou “Padim Ciço” como era conhecido. Conta-se que em 1.889, o Padre surpreendeu-se ao ver a transformação de uma hóstia em sangue, enquanto ele a dava para a beata Maria Magdalena do Espírito Santo. O fato se repetiu por várias outras vezes, com diferentes fiéis. A partir daí, Juazeiro tornou-se parte do movimento de peregrinação brasileiro.

A cidade recebe ainda mais visitantes a partir do dia 30 de outubro, quando os fiéis saem em romarias. Mas a grandiosa romaria acontece mesmo em novembro, mês dos finados.

O passeio conta com visitas a pontos turísticos, como a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, em construção barroca, a Igreja de São Francisco e a Capela de Perpétuo Socorro, que foi construída pelo próprio Padre Cícero, e hoje guarda seu túmulo no piso do altar-mor da Catedral.


Nova Jerusalém

Com cenários que buscam representar uma reconstrução parcial da cidade de Jerusalém nos tempos em que viveu Jesus. Nova Jerusalém é constituída por nove palcos, em uma área de 100 mil m², cercada por uma muralha de 3.500 m e 70 torres, o lugar corresponde a um terço da Jerusalém original, onde Jesus viveu seus últimos dias.

Conhecido por ser o maior teatro ao ar livre do mundo, o local recebe durante a Semana Santa o popular espetáculo da Paixão de Cristo, que atrai milhares de pessoas todos os anos.

 

Salvador

A Bahia realmente é de todos os Santos. O lugar recebe anualmente milhares de turistas de diferentes religiões, que viajam em busca de um maior contato com a fé.

Em Salvador existem 2.230 terreiros registrados na Federação Baiana de Cultos Afrobrasileiros e catalogado pelo Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA,(Universidade Federal da Bahia), além de uma média de 365 Igrejas.

As Igrejas Baianas possuem uma variedade de estilos, que vão do barroco ao neoclássico. Muitas delas possuem painéis de azulejos, ornamentos cobertos de ouro e pinturas que contam a história do Brasil com muita beleza.

Salvador é um local onde fé e arte se misturam e proporcionam ao visitante uma verdadeira viagem no tempo.

 

Alto Paraíso

Diferente dos outros destinos já citados aqui no Blog, a cidade de Alto Paraíso não atraí turistas por suas Igrejas ou supostos milagres e sim por sua energia diferente. De acordo com os místicos, a região é o coração magnético do país por estar sobre uma das maiores concentrações de cristal de quartzo do mundo.

A cidade atrai curiosos de todo o mundo que buscam conhecer o misterioso lugar. Além de mística Alto Paraíso possui também inúmeras belezas naturais indescritíveis, como cânions gigantescos, paredões rochosos, rios cristalinos, cachoeiras, piscinas naturais e minas de quartzo.

 

Não se prenda a credos ou crenças e conheça esses destinos brasileiros incríveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *