Gastronomia etc.

Festival Rio Saudável Gastronomia 2012

Restaurantes participantes oferecerão pratos elaborados de forma balanceada

Com o objetivo de promover a combinação de boa gastronomia e saúde, a Prefeitura do Rio dá início nesta quarta-feira, dia 25 de abril ao Festival Rio Saudável Gastronomia 2012, que acontece até 24 de junho. Neste período, 31 restaurantes cariocas participantes, dos mais sofisticados aos mais simples, apresentarão pelo menos um prato ou menu atrativos, mas elaborados de forma balanceada, segundo os parâmetros definidos pela Comissão de Nutricionistas do Festival.

Peito de frango com chutney de manga crocante e tian de legumes, do Symbol Gourmet (Foto: Marina Herriges - Riotur)

Os pratos serão identificados com a logomarca do festival, que acontece pela segunda vez na cidade. Os menus elaborados, devem, por exemplo, valorizar o uso das ervas aromáticas e especiarias naturais. Além disso, contam com pelo menos um ingrediente típico da culinária brasileira como: feijões, aipim, abóbora, couve e coentro, entre outros. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) busca, com a atividade, sensibilizar a sociedade para a importância de uma alimentação saudável.

Para o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, o Rio Saudável Gastronomia reforça as políticas de prevenção adotadas pela Prefeitura: “Prevenir não é somente ir ao médico. Significa também ter hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada, o que pode evitar doenças e complicações. E diante da rotina cada dia mais corrida das pessoas, fica evidente a importância do festival na conscientização de que é possível adotar mudanças simples no cotidiano, começando pelos hábitos alimentares”, afirma.

Frango caipira do 14 Folhas (Foto: Marina Herriges - Riotur)

O festival é realizado pelo Instituto de Nutrição Annes Dias (Inad), da Prefeitura do Rio, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Sindicato de Bares, Restaurantes e Hotéis (SindRio). O evento tem o apoio do Conselho Regional de Nutricionistas – 4ª Região (CRN-4), do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/Uerj), do Convivium Slow Food do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RJ) e da Agência Binky.

A iniciativa acontece no mesmo período em que a cidade sedia dois importantes eventos internacionais dedicados aos temas alimentação, saúde e sustentabilidade: o congresso World Nutrition Rio 2012 e a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Participantes

Estão participando 26 restaurantes comerciais, um restaurante cidadão (Cidade de Deus) e quatro restaurantes universitários (um na Uerj e três na UFRJ): 14 Folhas, Bazzar, Casa de Espanha, Cedro do Líbano, Coccinelle Bistrô, Delight, Espaço Grill, Filet e Folhas UP, Gabbiano Ristorante, Gávea Garden Bistrô, Mekong, O Navegador, Piffer Torteria & Bistrô, Reservado Restaurante, Sabor Saúde Culinária, Sabor Saúde Expresso, Sal e Tal, Symbol Gourmet, Varandas Gourmet, Vegetariano Social Clube, Viva Orgânicos Juice Bar, Zacks, Restaurante Cidadão Cidade de Deus, Restaurante Universitário, na UERJ e Restaurantes Universitários da UFRJ.

Veja fotos dos pratos e curta a página do festival no Facebook: www.facebook.com/riosaudavelgastronomiaA lista completa dos restaurantes está também disponível no site do evento: www.riosaudavelgastronomia.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *