Dicas & Destinos

Justiça holandesa proíbe venda de maconha para turistas

A lei que proíbe os turistas de consumir drogas leves nas famosas coffe shops holandesas foi homologada

A nova legislação holandesa entra em vigor a partir dessa terça 01/05/2012 em três províncias do sul do país e deverá estender-se ao resto do país no início do próximo ano.

A lei indica que só a população holandesa residente pode consumir cannabis nas referidas coffe shops, tentando-se com isto pôr fim à crescente preocupação de tráfico por parte dos visitantes estrangeiros e de um turismo fortemente sustentado pelo consumo de droga.

Segundo a BBC, os cidadãos holandeses continuam a poder frequentar as coffe shops desde que se identifiquem devidamente enquanto residentes ou que, eventualmente, possuam um passe – o ‘weed pass’ (passe de erva) – cuja criação ainda está a ser debatida.

No entanto, como seria de prever, produtores e comerciantes de cannabis não estão de acordo com a medida, assim como o presidente da câmara de Amesterdão, Eberhard van der Laan, que diz querer chegar a um acordo por recear a quebra significativa do turismo na capital.

Segundo o mesmo jornal britânico, a posse de cannabis é tolerada até um máximo de cinco gramas por pessoa.

A nova lei limita em 2.000 o número de frequentadores dos cerca de 650 cafés autorizados a vender a droga no país, que serão cadastrados pelos proprietários, e forçará as prefeituras a reforçarem o controle de entrada e saída dos estabelecimentos. O governo do país afirmou que não haverá exceção, incluída a cidade de Amsterdã, principal destino turístico do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *