Dicas & Destinos

Quais os direitos dos passageiros que necessitam de assistência especial?

Os passageiros que necessitam de assistência especial têm direito a atendimento prioritário no check-in e no embarque. Nos casos em que a empresa aérea exigir um acompanhante para a pessoa com deficiência, a empresa deverá justificar o fato por escrito e oferecer desconto de, no mínimo, 80% do valor cobrado pelo bilhete do passageiro com deficiência. Vale lembrar que o passageiro deverá viajar ao lado de seu acompanhante.

Crianças desacompanhadas, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, gestantes, lactantes, pessoas com criança  de colo, idosos e obesos têm direito a atendimento especial. Esses passageiros deverão avisar a empresa aérea sobre suas necessidades no ato da compra da passagem, até mesmo pela internet, ou com antecedência mínima de 48 horas do embarque.

Telefones adaptados nas áreas comuns dos aeroportos com informações na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para pessoas com deficiência auditiva. Além disso, esses aparelhos devem contar com informações em braile (em pelo menos dois idiomas, quando se tratar de um aeroporto internacional), para passageiros com deficiência visual. 

Além disso, o passageiro poderá usar a cadeira de rodas ou outras ajudas técnicas (bengalas, muletas, andadores etc.) para locomover-se até a porta do avião, desde que o equipamento passe pela inspeção de segurança do aeroporto. Os passageiros que necessitam solicitar ajudas técnicas e/ou uso de oxigênio suplementar devem entrar em contato com a empresa aérea com pelo menos 72 horas de antecedência.

Já o desembarque dessas pessoas é feito por último, exceto nos casos em que o tempo disponível para a conexão ou outro motivo justifique a priorização.

Se você vai viajar, viaje tranqüilo. Existem vários Seguros que se encaixam a diversos perfis e certamente um vai se encaixar com o seu. Em algumas viagens internacionais o seguro viagem é obrigatório, como os países europeus que assinaram o acordo de Schengen e se você chegar ao país destino sem ele terá que retornar ao seu país.

O Portal Embarque na Viagem se orgulha de ter a SulAmérica como parceira.

A SulAmérica é uma empresa de 116 anos de atuação no mercado, baseada em uma relação de transparente ética e comprometida com a sustentabilidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *