Dicas & Destinos

A magia de Galinhos-RN

Galinhos é um daqueles paraísos perdidos que habitam nossa imaginação. Um daqueles poucos cenários únicos no mundo.

 

Galinhos

A cerca de 160 quilômetros de Natal, Galinhos é um istmo. É preciso deixar o carro no continente, pegar um barco e fazer uma travessia que dura vinte minutos para chegar até lá. Ou na maré baixa, chegar em veículo 4×4. Eu particularmente prefiro a opção de barco que além de mais tranquila, você vai entrando no clima de “perdido no tempo” e se deixando levar.

Chegando por lá, você logo se depara com um cenário de simplicidade total e genuína, adornado por uma natureza sem igual e plena. Pegue suas coisas no barco e vá subindo para desembarcar esperando nada mais que um lugar cheio de gente simples, de vida simples, de comida simples – e deliciosa- e de passeios simples. Nada de city tour, por lá o passeio é o jegue tour. Isso mesmo, para conhecer toda a extensão da península, o passeio é feito numa charrete puxada por jegue. Táxi? Lá é o jegue táxi, o animal é o transporte oficial para turistas e nativos. Com duração aproximada de duas horas, o jegue tour sai do trapiche e segue paralelo à praia, passando pelo “centro”, que é o vilarejo dos pescadores, passando pelo farol e parando em algumas praias.

Jegue tour Galinhos

A dificuldade do acesso de Galinhos deixa o local praticamente intocado, com salinas naturais formando pirâmides e as praias como a do Farol, um dos poucos pontos onde é possível encontrar traços de civilização.

Se você só tem tempo para fazer o passeio em um dia, navegar é outra boa pedida. O passeio cruza mangues, salinas e dunas com um visual de levar a cabeça para longe. E o Farol sempre lá, observando a todos.

Paraíso de Galinhos

Para quem curte a prática do kite surf, os ventos constantes e a extensão do rio, que toca o mar, são ideais para o esporte. Outro bom passaporte é a pescaria. A quantidade de peixes realmente impressiona.

Existem boas pousadas na região para os turistas que pretendem passar alguns dias, o que aliás, eu recomendo muito. Prepare-se para encontrar bons restaurantes com comida caseira e muito simples, mas, caprichada no sabor. Claro que existem alguns “espertos” que tentam tirar vantagem dos turistas os levando para comer em pensões de qualidade duvidosa. Por isso, antes de embarcar certifique-se dos lugares que estará visitando.

Vida simples de Galinhos

No vilarejo, o modo simples de viver é o encanto que faz toda diferença. Se você é daquelas pessoas que não dispensa luxo, que não gosta de um ritmo de vida desacelerado ou que tem um certo “excesso de frescura” ou fobia a lugar calmo demais, esqueça, não vá para Galinhos. Galinhos é para ser apreciada exatamente com isso: calma, sem frescuras e com um ritmo beeeem lento. Esta simplicidade é tão envolvente que já está fazendo do lugar um destino turístico. Isso quer dizer que você deve correr se ainda quer ter a oportunidade de estar em um lugar tão tranquilo e tão mágico sem dividir filas e espaços com outros milhares de turistas.

Vá para Galinhos apenas com o pensamento de viver momentos de pura magia, simplicidade e encanto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *