Dicas & Destinos

Paraty, onde Turismo, Arte e Cultura se harmonizam.

.

Nesta, que é conhecida como uma velha senhora que descansa entre as montanhas e o mar, ou, como dizia Lúcio Costa, “Paraty é a cidade onde o mar e as montanhas se encontram, ou melhor, se entrosam” respira-se cultura e uma profunda paz.

 

Paraty Embarque na Viagem

 

Patrimônio Histórico Nacional, Paraty encontra-se em vias de ser reconhecida como Patrimônio Mundial. Tudo começou em 1827, quando Jean Baptiste Debret, artista francês em viagem pelo Brasil, esteve na baía de Paraty e registrou esta verdadeira jóia em suas pinturas. Então, na vila de Nossa Senhora dos Remédios, a Igreja de Santa Rita à frente do casario imortalizada em uma de suas aquarelas se transformou, no que é hoje o cartão postal da cidade.

Posteriormente, já na década de 1960, seus encantos são redescobertos por artistas como Djanira, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, por cineastas como Luis Carlos Lacerda e Nelson Pereira dos Santos e por atores como Maria Della Costa e Paulo Autran, despertando paixões em muitos outros artistas, nas suas mais variadas expressões.

A diversidade cultural presente em Paraty está diretamente ligada à sua rica história. O Caminho Velho do Ouro era a entrada para o interior do país e a cidade foi por muito tempo porto de escoamento do ouro que vinha direto das Minas Gerais, assim como também foi o caminho de saída de diamantes, da cachaça, da cana-de-açúcar e do café, que enriqueceram (e muito) nossos colonizadores portugueses e boa parte da Europa. Alguns poucos comerciantes brasileiros também “enricaram” por conta deste movimento de saída de nossas riquezas.


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


Suas ruas sinuosas, calçadas com pedras pé de moleque no Centro Histórico, guardiãs da memória colonial brasileira, são pisadas por milhares de pessoas diariamente.

Rua de Paraty Embarque na Viagem

O Centro Histórico de Paraty, maior e mais harmonioso conjunto arquitetônico colonial do Brasil, reúne, entre 33 quarteirões, cerca de 400 construções preservadas. Primeiramente habitada pelos índios Guaianás, Paraty foi povoada entre os séculos XVI e XVII, e a cidade, fundada em 28 de fevereiro de 1667.

Paraty é um dos lugares mais belos do litoral brasileiro. Além do carisma do povo paratiense, a cidade oferece uma das maiores experiências turísticas pela combinação única de atrativos como ilhas paradisíacas, praias irretocáveis, montanhas com cachoeiras e todo o charme da arquitetura colonial do Centro Histórico que se integram em harmonia. Não foi a toa que o afamado jornal The New York Times selecionou Paraty como um dos 45 destinos para se visitar em 2012, citando inclusive o Festival de Jazz e a FLIP. Apesar de uma rica programação cultural durante o ano inteiro, a cidade ainda tem seus ares de cidade de interior. Cidade de festas, das tradições religiosas, das alegrias das festas profanas, Paraty conta com um vasto calendário turístico-cultural que atrai turistas de toda parte do mundo. São visitantes que se encantam com o povo alegre e acolhedor e com todas suas belezas, cores e sabores.

.

Matéria extraída da minha Coluna de Turismo no Site O Repórter.com publicada todas as quintas-feiras.

2012 Embarque na Viagem

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI 


  Seguros Promo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *