Dicas & Destinos

A Colômbia e seus encantos

País de rica diversidade, a Colômbia se destaca cada vez mais no cenário turístico internacional com seus litorais Caribe e Pacífico, suas modernas cidades, a região cafeeira (onde se produz o melhor café do mundo) e sua floresta amazônica.

A Colômbia é um país tropical extremamente charmoso. Sua história é rica em seus muitos mistérios e aventuras, com seu valioso passado colonial arquitetônico e cultural que se conserva em muitas cidades e povoados. Sem contar na pureza de suas esmeradas…

Em todas as regiões, a alegria do povo colombiano se revela em suas festas, feiras, carnavais e festivais culturais. Os artesanatos típicos são apreciados no mundo inteiro: a mochila arhuaca da Serra Nevada de Santa Marta, o chapéu “vueltiao” das planícies cordobesas, entre tantos outros, são alguns exemplos.

Cidades como Cartagena de Índias, Bogotá e San Andrés são destinos mais badalados, porém, cada um com características bastante distintas.

Bogotá

A capital da Colômbia está localizada a 2600 metros do nível do mar. Nesta metrópole fundada em 1538, passado e presente se harmonizam e oferecem aos visitantes as mais variadas expressões artísticas com seus museus, teatros, dança, música e gastronomia.

Bogotá se caracterizou por ser a convergência das culturas contemporâneas e ancestrais da Colômbia. O resultado disso é visto em toda cidade que tem um presente cheio de vida e um passado extremamente representativo na sua arquitetura, nas obras e nos elementos históricos que repousam em seus museus.

Os mais variados eventos acontecem em Bogotá para agradar a todos os gostos. Bons exemplos disso são os concorridos festivais de dança contemporânea, balé clássico e concertos de música.

Se você é daquelas pessoas que não dispensa uma boa imersão na história local, fique tranquilo, pois, ao caminhar pelo centro histórico da cidade, uma experiência estimulante transporta o visitante ao passado. Suas ruas foram testemunhos do passar dos séculos pela capital e cada janela, cada porta, cada esquina tem uma história para contar.

Não deixe de visitar
Museu do Ouro
Catedral de sal de Zipaquirá
Plaza Bolivar
Capitólio Nacional
Catedral Primada
Bairro La Candelaria
Palácio San Carlos
Cerro de Monserrate
Teatro Colón

San Andrés

Pouco mais de 720 km separam o arquipélago de San Andrés da costa colombiana. Vale ressaltar que este arquipélago é uma referência para os mergulhadores de todo o mundo, com uma rica fauna submarina e vários naufrágios da época dos piratas. Se você está buscando sossego e bom lugar para mergulhar, este é “O” lugar.

Seu curioso formato de cavalo marinho descansando no meio do mar do Caribe costuma deixar os turistas que sobrevoam a região de boca aberta. Sem contarmos com os sete tons diferentes de um mar tão espetacular, que precisamos de alguns beliscões para nos darmos conta de que aquilo tudo é real.

Para os turistas que não mergulham, sem problemas. San Andrés oferece esportes náuticos, uma agitada vida noturna, extensas praias de areia branca e atenção mulheres consumistas de plantão: compras, muitas compras, dia e noite e sem impostos.

Não deixe de visitar
Playa de Spratt Bight
El Cove
San Luis
La Lagna Big Pond
La Loma
Rose Cay
Parque Regional Jhonny Cay
Cayos (nos arredores de San Andrés)
Piscinita
Casa Museo Isleña
Hoyo Soplador
La Cueva de Morgan
Piscina Natural de West View

Cartagena de Índias

A cidade de Cartagena de Índias, Patrimônio Cultural e Histórico da Humanidade desde 1984, é sem dúvida um dos melhores destinos da América do Sul. O Guia Frommers inclusive recomenda a cidade como um dos 12 destinos do mundo para se visitar. Quem conhece esta cidade do Caribe colombiano sabe que o guia está certo. Nunca é exagero afirmar que a cada visita, novas descobertas são feitas.

Construída durante a colonização espanhola, a cidade é até hoje protegida por uma muralha com 11 km de extensão. O restaurado centro histórico preserva todo o casario colonial, apresentando também, diversos tipos de hospedagem como os tradicionais e magníficos hotéis coloniais, os hotéis butique e as formas mais convencionais de hospedagem, além de casas para aluguel. Gastronomia e intensa vida noturna? Com certeza você também vai encontrar, afinal, os sabores da Colômbia seduzem, apaixonam e sempre deixam boas lembranças.

Já na parte moderna da cidade, os bairros de Bocagrande e El Laguito, além de concentrar grandes redes hoteleiras, oferecem aos turistas a Avenida San Martin, ideal para fazer compras, cassinos e o Museu da Esmeralda – que é uma lindura só! – para os apaixonados pela famosa e preciosa pedra local. Para quem curte uma noite mais badalada, a parada é no bairro de Getsêmani onde fica a Calle Del Arsenal, com diversas opções de bares e casas noturnas.

Cartagenas de Índias é sim um lugar lindo, com construções históricas de fazer inveja a muitos países, tem uma excelente gastronomia e estrutura para receber o turista, mas o melhor de tudo é a sua gente. Há tanto calor humano naquele lugar que é inevitável sentir saudade das pessoas de lá.

Não deixe de visitar
Capela da Virgem da Candelária
Castelo San Felipe de Barajas
Catedral Santo Domingo e San Pedro Claver
Monastério de La Popa
Torre do relógio e Centro Histórico
Palácio da Inquisição
Baru e as Ilhas do Rosário
Suas 16 praças

Quando ir?

Por estar localizada na linha do Equador, a Colômbia não tem estações definidas. Em Bogotá, costuma fazer sempre em média de 14°C. Já em San Andrés o clima é constante durante todo o ano e o calorzinho bom do Caribe fica em torno de 30°C. Em Cartagena, o clima é tropical e úmido. Quente o ano inteiro, mas entre novembro e março praticamente não chove. Durante o dia costuma ficar nos 29°C, mas a noite fica mais fresquinho, lá pelos 25°C.

Quanto tempo?

Para visitar as três cidades mencionadas, é recomendável um período mínimo de 10 dias. Agora, se você pretende visitar somente uma delas, o ideal é no mínimo cinco ou seis dias.

Infos básicas

Idioma – Espanhol é o oficial.

Moeda – Peso colombiano.

Fuso Horário – Duas horas a menos em relação ao horário de Brasília.

Requisitos para entrada – Passaporte com validade mínima de seis meses, porém, se a viagem for direto para a Colômbia, sem paradas em outros países, o RG brasileiro é aceito. Não é obrigatória a vacinação contra febre amarela, porém é recomendada.

A Colômbia é uma nação moderna, que ainda conta com uma infraestrutura que aproveita e mostra, através de seus recursos naturais e seu capital humano, os mais incríveis pontos turísticos para seus visitantes. Por sua privilegiada localização no continente, a Colômbia reúne em suas regiões naturais todos os ambientes do trópico: glaciais, praias, planícies, selvas e desertos, o que faz perfeito o turismo por lá. É como diz o slogan da campanha, que divulga o país pelo mundo: Colômbia, o perigo é você querer ficar”.

Matéria extraída da minha Coluna de Turismo no Site O Repórter.com publicada todas as quintas-feiras.

Até a próxima!!

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *