Variedades & Tecnologia

Vamos fotografar???

Como fotografar bem? Tirar fotos durante uma viagem é como eternizar as belas paisagens, os locais por onde você passou e os melhores momentos de um bom passeio. Mas nem sempre as fotos saem como queremos. Para evitar qualquer chateação, o ideal é aprender um pouco mais sobre a arte de fotografar… fotografar bem.

Para tirar uma boa foto, não é necessário ser profissional, mas seguir regras básicas, além de conhecer alguns macetes que ajudam na melhor utilização do equipamento, escolha de um bom ângulo, postura, entre outras coisas, assim, você pode produzir imagens inesquecíveis. 

As férias, passeios e encontro com os amigos traz diversas oportunidades para que você bata muitas fotos. Longe das limitações do filme e com a tecnologia das câmeras digitais e seus cartões de memória, é fácil tirar centenas de fotos em um só dia.

O primeiro passo para quem pretende obter mais qualidade nas fotos é verificar o equipamento que usa e, se necessário, substituí-lo. As câmeras estão cada vez mais avançadas e compactas que é possível encontrar uma boa máquina por um preço em conta. Na hipótese de não poder trocar o equipamento atual, o ideal é seguir à risca as dicas para tirar um bom proveito da máquina.

Na obtenção de bons cliques, as câmeras modernas e seus modos automáticos podem ajudar. Mas ainda assim, qual o segredo para aquelas fotos ótimas, que arrancam elogios dos amigos e deixam orgulhoso até o mais modesto dos fotográfos? 

Confira os toques e fique tranquilo: mesmo que o seu talento fotográfico não dê conta do recado, sempre há a opção de incrementar os cliques em um software de edição de imagens —e os passos básicos para isso também estão aqui. 

Dica de enquadramento 

Ao tirar suas fotos, pense antes no que quer mostrar e enquadre a cena de acordo com a sua composição. Resista à tentação de querer mostrar, ao mesmo tempo, pessoas em frente a uma grande paisagem: quase sempre elas ficam reduzidas a pontinhos irreconhecíveis. 

Se quiser fotografar seus amigos e parentes, enquadre e destaque os rostos e use o cenário apenas como pano de fundo. Se quiser destacar a paisagem, esqueça o pessoal.

Outra dica é evitar linhas retas e fotos “chapadas”, de frente: ângulos e linhas diagonais resultam em imagens mais dinâmicas e interessantes.

Esqueça o zoom digital

O zoom é uma característica muitas vezes ignorada no momento da compra, mas faz muita diferença no dia-a-dia e é tão importante quanto a resolução da câmera —especialmente se você gosta de fotografar paisagens e animais. 

Uma dica valiosa é ignorar o “zoom digital” que mais atrapalha do que ajuda. Quem confia nele clica imagens desfocadas, borradas ou “pixeladas” (quadriculadas), resultado do processo que a câmera usa para aumentar a imagem. Para não ter surpresas desagradáveis, limite-se ao zoom óptico: uma boa câmera doméstica deve ter zoom óptico de pelo menos 3x, mas quanto mais, melhor.

Se tudo o que você quer é guardar as imagens no computador e imprimi-las em papel, no tradicional formato 10 x 15 cm, uma resolução de 2,1 megapixels é suficiente.

A maioria das câmeras para usuários iniciantes à venda no mercado traz uma série de ajustes pré-definidos que tornam mais fácil fotografar sob condições variadas. Eles são chamados de “modos de cena” e ajustam automaticamente vários parâmetros da câmera às condições do ambiente, como tempo de exposição e sensibilidade à luz. 

A quantidade e os tipos de modo disponíveis variam de acordo com o modelo e o fabricante da câmera, mas os mais comuns são dia ensolarado, dia nublado, noturno, praia e neve. 

Alternar entre eles geralmente é muito simples, basta mover um controle no corpo da câmera ou selecionar um item no menu do equipamento. Conhecer os diversos modos de cena e suas particularidades é a melhor forma de garantir fotos perfeitas sem esforço —faça chuva ou sol.

Leia também;

“EU SOU NIKON” Empresa promove concurso cultural no Facebook

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *