Consciência ecológica e turismo em Tibagi

A destinação adequada do lixo produzido nas grandes cidades é um problema global. Os depósitos a céu aberto geram impactos negativos ao meio ambiente e prejudicam a ordem social, uma vez que catadores de material reciclável arriscam a vida nesses espaços, em busca de uma fonte de renda.

Em 2009, a Prefeitura Municipal de Tibagi (PR) criou o Programa Recicla Tibagi, referência na destinação correta de resíduos sólidos no Paraná. O principal objetivo é reaproveitar todo o tipo de resíduo doméstico, por meio de separação sistemática. O programa ampliou a vida útil do aterro e tem gerado emprego e renda por meio da associação de trabalhadores.

Além de garantir um destino correto ao lixo, o programa também se empenha em conscientizar a população e valorizar o trabalho dos agentes ambientais. Diariamente, Tibagi produz oito toneladas de lixo, das quais 56% são transformadas em composto orgânico, 28% em material reciclável e apenas 16% segue para um aterro como rejeito.

O município de Tibagi possui grande potencial turístico, com o Parque Estadual do Guartelá (sexto maior cânion do mundo), e belezas naturais diversas que incentivam à prática do turismo de aventura. E com o sucesso programa, une turismo e responsabilidade ecológica.

O programa municipal de gestão do lixo, Recicla Tibagi, foi destaque no prêmio Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana, na categoria Resíduos Sólidos Urbanos. A experiência tibagiana conquistou o terceiro lugar e a cerimônia de premiação aconteceu no mês passado, em Brasília, durante o I Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável.

Prefeitura de Tibagi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *