Emoção para todos os gostos

Em pouco menos de 150 mil quilômetros quadrados de área, o Ceará oferece atrações para todos os tipos de visitantes. O encontro entre o mar, o sertão e a serra proporcionam ao turista uma grande diversidade de experiências culturais, gastronômicas, de aventura e de lazer. Conheça alguns dos principais atrativos que tornam o Ceará um destino único.
Na Costa do Sol Nascente, falésias e dunas formam algumas das mais belas praias do litoral cearense, entre elas, Canoa Quebrada. Durante o dia, o sol reina absoluto, mas em Canoa não brilha sozinho. Outras praias próximas também vêm conquistando seu lugar: Majorlândia, Lagoa do Mato e Quixaba, para quem quer apenas sombra e água fresca, Morro Branco, em Beberibe, com seu labirinto de falésias, e as místicas praias de Ponta Grossa e Redonda, em Icapuí. A vida noturna em Canoa é agitada, com boates e restaurantes na principal rua da localidade, a Broadway, oferecendo uma gastronomia internacional que chama a atenção dos que visitam a vila. Pode-se chegar à Costa Sol Nascente pela CE-040 que dá acesso a todas as praias da região. Da rodoviária de Fortaleza, saem ônibus diariamente. A região inclui os municípios de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí. Passeios de buggy e de jangada também fazem parte do passeio, além de barcos que atravessam o Rio Jaguaribe e levam às ilhas fluviais em Fortim. O turista encontrará uma excelente infra-estrutura de hotéis e pousadas que oferecem conforto e opções de lazer.
Para os amantes dos esportes de aventura, como surf, mergulho, windsurf, kitesurf e hobie cat, o litoral cearense é um paraíso. Os ventos alísios que sopram na costa e as ondas médias durante todo o ano fazem do estado um dos melhores lugares do mundo para a prática de surfe, windsurf e kitesurf. As praias de Cumbuco, Taíba, Paracuru, Flecheiras, Icaraí de Amontada, Preá e Jericoacoara recebem regularmente etapas de campeonatos Norte-Nordeste, Brasileiro e Mundial destas modalidades esportivas. O sandboard é outra mania que vem ganhando espaço nas dunas de Jeri e Paracuru. No litoral leste, escolas para apreciadores destas modalidades esportivas podem ser encontradas em Aquiraz, Beberibe e Canoa Quebrada. Para quem curte aventura, acontecem grandes competições off-road.
A costa cearense oferece vários pontos favoráveis à prática de mergulho. A Pedra da Risca do Meio, a 10 milhas do Mucuripe é pródiga em cardumes de peixes e arraias a uma profundidade de 28 metros. Com saídas periódicas e aluguel de equipamento, são oferecidos serviços de mergulho com acompanhamento profissional.
Deixando o litoral em direção ao sul, chega-se ao sertão do Cariri, onde está localizada a Floresta Nacional do Araripe, conhecida como o “oásis do sertão”. Lá, os visitantes podem entrar em contato direto com a natureza através de trilhas ecológicas, balneários e banhos terapêuticos em piscinas naturais, e o relevo propicia a prática de esportes radicais, como o rapel.
Nas serras de Aratanha e Baturité, os visitantes encontram uma região de clima ameno, vegetação rica e temperatura variando entre 17°C e 22°C, que contribuem para a exuberância da fauna e da flora, propiciando a observação de pássaros e animais raros em seu habitat natural. Rios, cascatas, cachoeiras e espelhos d’água formam palcos para ciclismo, trilhas, cavalgadas, pesca e a prática de esportes radicais. Quem gosta de adrenalina tem emoção garantida no rapel, canoagem e vôo livre.
A serra da Ibiapaba atrai pilotos de vôo livre de toda a região Norte e Nordeste. No Sítio do Bosco, a 3 km do centro de Tianguá, encontra-se uma rampa de vôo livre com área para camping e refeitório, onde são realizados campeonatos da modalidade. Do mirante, descortina-se toda a estrada que corta a serra, a cascata e o sertão.
Dados e Fotos: Secretaria do Turismo do Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *