Espaço Chapada Aventura tem trilha para deficientes visuais

Os portadores de deficiência visual também podem curtir as belezas naturais e o clima de aventura na Chapada do Guimarães. O Vale da Bênção possui uma trilha de 440 metros adaptada para esse público. O caminho na mata nativa é demarcado por cordões e sinalização tátil. Os visitantes podem tocar as árvores e ler informações em braile sobre a vegetação e o percurso.

A pista adaptada é um dos 18 produtos do projeto Formatação de Produtos Turísticos, implementado pela Sedtur em parceria com o Sebrae e Prefeitura de Chapada dos Guimarães. A iniciativa busca melhorar a competitividade turística do município e consequentemente de Mato Grosso, o Espaço Chapada Aventura é a primeira do gênero no País.

As adaptações da pista seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O espaço Turístico Chapada Aventura trabalha com turismo de aventura, ecoturismo e treinamento para empresas e faz parte do Programa Aventura Segura do Sebrae de Mato Grosso, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta) e Sedtur.

Além da estrutura para deficientes visuais, o Espaço tem pista de arvorismo, estação de rapel, tirolesa, trilhas ecológicas, arco e flecha, paintball, campo de vôlei e locais para alimentação e higiene. 

Chapada dos Guimarães está localizada no Estado de Mato Grosso. De Cuiabá para Chapada são 64 km, existem muitos vôos saindo de todas as capitais brasileiras para Cuiabá em todas as companhias aéreas, em Chapada dos Guimarães não há aeroporto, apenas uma pequena pista de pouso em uma fazenda.

Agência Sebrae de Notícias / Rita Comini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *