Hospedagem

União de LAN e TAM dão origem ao LATAM Airlines Group

A LAN Airlines S.A. (que agora passa a chamar-se LATAM Airlines Group S.A.) e a TAM S.A. concluíram hoje seu processo de consolidação, dando origem ao LATAM Airlines Group S.A. A nova holding oferecerá a seus passageiros mais voos, para mais destinos, que qualquer outro grupo de aviação da América do Sul, chegando a aproximadamente 150 destinos, em 22 países e transportando cargas para 169 destinos em 27 países.

Maurício Amaro, Ignácio Cueto, Maria Claudia Amaro e Enrique Cueto
(crédito: Gladstone Campos/Realphotos).

Como anunciado anteriormente, a transação aconteceu mediante a oferta da LAN aos acionistas da TAM de trocar suas ações da TAM por papéis da LAN, na razão de 0,9 ação da LAN por uma da TAM. As ações da LAN serão entregues na forma de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) no Brasil e ADRs (American Depositary Receipts) nos Estados Unidos. A oferta de ações, que se materializou com o leilão em 22 de junho, estava sujeita à condição de que o número de ações minoritárias qualificadas em concordância com o cancelamento da TAM como uma empresa pública no Brasil representasse mais de 2/3 (dois terços) do total, excluindo aquelas de propriedade da TAM, dos acionistas controladores da empresa e de quaisquer pessoas a eles relacionadas. Esta condição de fechamento foi satisfeita quando, do total de ações qualificadas, 99,9% das ações concordaram com o cancelamento do registro de companhia aberta da TAM. Juntas, as ações que aderiram à oferta pública e as detidas pelos acionistas controladores da TAM representam 95,9% do total de ações em circulação da TAM.

 “A criação deste grupo de companhias aéreas é uma oportunidade para levar a América do Sul ao mundo e permitirá nos posicionarmos para poder operar em um cenário cada vez mais competitivo, produto da contínua consolidação do setor aéreo mundial”, disse Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines.

 “O crescimento que será gerado pelo Grupo LATAM Airlines nos permitirá oferecer novos destinos para nossos clientes, criar mais oportunidades para nossos mais de 51 mil funcionários e gerar maior valor para os acionistas. Além disso, poderemos contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural da nossa região, melhorando a conectividade de passageiros e de carga na América do Sul e com o resto do mundo”, ressalta Maurício Rolim Amaro, vice-presidente do Conselho de Administração da TAM S.A. 

A estrutura corporativa da holding será composta por Maurício Rolim Amaro, atual vice-presidente do Conselho de Administração da TAM S.A., que assumirá a posição de presidente do Conselho de Administração da LATAM Airlines Group S.A.; Maria Cláudia Amaro, que continua como presidente do Conselho de Administração da TAM S.A. e será membro do Conselho de Administração do LATAM Airlines Group S.A.; Enrique Cueto, até hoje vice-presidente executivo da LAN, que assume como CEO do LATAM Airlines Group S.A.; Ignacio Cueto, atual gerente geral da LAN Airlines S.A., que passa a ser CEO da LAN Airlines; e Marco Antonio Bologna, que segue na condição de CEO da TAM S.A. e da TAM Linhas Aéreas S.A. 

Cada companhia aérea mantém seus centros de operação atuais: LAN em Santiago e TAM em São Paulo. Cueto também anunciou que tanto LAN quanto TAM continuam operando com suas marcas atuais, da mesma forma como têm feito até agora, com a excelência em segurança, serviço e qualidade de sempre. “Este é o começo de uma grande viagem e os benefícios para nossos clientes serão incorporados gradualmente, na medida em que avance a integração das companhias.”

LAN e TAM não só compartilham uma visão de negócio, mas também a paixão por oferecer um serviço de excelência a seus passageiros e clientes de carga, comprometidas com a segurança, a confiabilidade e o atendimento cordial. A associação foi anunciada em agosto de 2010. Em janeiro de 2011, as empresas assinaram os acordos vinculativos definitivos e, a partir de então, submeteram a união à aprovação de diversas autoridades e organismos, incluindo a Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC), o Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile (TDLC) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Brasil (CADE). 

Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines), do Paraguai e Multiplus S.A. 

Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 150 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 169 destinos, em 27 países, com uma frota de 310 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem mais de 51 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).

Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *