Variedades & Tecnologia

Rio de Janeiro – Patrimônio Cultural da Humanidade

 

O Grande destaque a 37ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizado em São Petersburgo, na Rússia, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), foi a aprovação e inscrição do Rio de Janeiro como a primeira cidade do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana. O comitê avaliou a parte técnica e a capacidade de conservação do bem a ser .

O documento apresentado à Unesco argumentava que a importância e o valor universal da cidade estão principalmente na soma da sua beleza natural com a intervenção humana. Destacar as áreas de natureza que receberam alguma interferência do homem foi o caminho escolhido para basear a candidatura. A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando à preservação da sua paisagem cultural. São eles: Pão de Açúcar, Corcovado, Floresta da Tijuca, Aterro do Flamengo, Jardim Botânico e a Praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara. As belezas cariocas incluem, ainda, o forte e o Morro do Leme, o Forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.


Continua depois da publicidade Ⓘ

✔ PAUSA PARA O MERCHAN: Acompanhe também as principais notícias de Portugal num único lugar: www.portaldeportugal.com - dicas, curiosidades e muita informação.


A cidade do Rio de Janeiro é a primeira a receber o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana por inteira.

Essa chancela da Unesco pode garantir à cidade a implementação de políticas públicas de gestão compartilhada entre os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) para áreas de grande importância turística, como o Parque Nacional da Tijuca, o Passeio Público e as orlas de Copacabana, do Leme, da Urca e de Botafogo, na Zona Sul.

O conceito de paisagem cultural foi adotado pela Unesco em 1992. Até o momento, os sítios reconhecidos mundialmente como paisagem cultural relacionam-se a áreas rurais, a sistemas agrícolas tradicionais, a jardins históricos e a outros lugares de cunho simbólico, religioso e afetivo. O reconhecimento do Rio de Janeiro dará uma nova visão e abordagem sobre os bens culturais inscritos na Lista do Patrimônio Mundial.


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


O Brasil conta atualmente com 18 bens culturais e naturais na lista de bens reconhecidos pela Unesco. Estão na lista os conjuntos arquitetônicos e urbanísticos de Ouro Preto (MG) e Brasília, os centros históricos de Olinda (PE), Salvador (BA), Diamantina (MG), São Luís (MA) e Goiás (GO), as ruínas de São Miguel das Missões (RS) e o santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG). Na relação de bens naturais constam os parques nacionais do Iguaçu (PR) Costa do Descobrimento (BA/ES), Serra da Capivara (PI), Jaú (AM), Pantanal (MT/MS), Veadeiros (GO) e Fernando de Noronha (PE).

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI 


  Seguros Promo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *