Dicas & Destinos

Inverno em Tiradentes tem boa gastronomia, lindas paisagens e muita história

 

Escolher para as férias uma das várias cidades charmosas que temos em nosso Brasilzão é uma árdua tarefa, mas hoje, vamos falar um pouco sobre a linda, charmosa, cheirosa e claro, histórica  Tiradentes, que fica em média a 480 km de São Paulo e 340 km do Rio de Janeiro e é uma das cidades históricas mais preservadas do Brasil. Um dos elementos da beleza natural desta cidade se deve a  imponente Serra de São José que desenha um plano de fundo perfeito a um núcleo com tanta história. Turistas de todo o país se encantam com igrejas, museus, o artesanato e as delícias da gastronomia local. Não tem como não cair aos pés destas maravilhas.

O inverno é uma das épocas do ano em que a cidade fica ainda mais charmosa. As temperaturas ficam em torno de 20°C durante o dia e chegam a 6°C a noite. Ok, ok… tem noite que chega pertinho de 2°C como já pude conferir in loco. O bom disso tudo é que esfria bem, mas não chove. A cerração, que toma conta da cidade pela manhã e ao anoitecer, torna a paisagem mais romântica e bucólica.

Durante o dia a temperatura mais amena ajuda bastante na hora de caminhar pelas ruas de calçamento de pedra do centro histórico. À noite, o frio é um convite para experimentar os deliciosos pratos preparados pelos chefs locais. Apesar de pequena, possui vários restaurantes estrelados. Não é por acaso que acontece na cidade um dos mais importantes Festivais Gastronômicos do Brasil. De 24 de agosto a 2 de setembro, chefs brasileiros e estrangeiros vão estar em Tiradentes preparando jantares especiais, cursos, workshops e muito mais. Em breve estaremos de volta falando um pouco mais sobre este evento delicioso, literalmente.

Quem pensa que Tiradentes é uma cidade para velhos, muito se engana. Você sabia que recentemente a cidade recebeu o 20° Encontro de Motos Clássicas e frequentemente recebe eventos badaladíssimos? Na verdade, na cidade há atividades para pessoas de todos os estilos e idades. O passeio de Maria Fumaça, que liga Tiradentes a São João del Rey, encanta a todos, adultos e crianças,  as charretes que andam pelo centro histórico e os passeios a cavalo deixam as crianças com cara de maravilhadas, e as lojas de artesanato e móveis de madeira belíssimos são uma tentação para aqueles que adoram decorar a casa com objetos de bom gosto e qualidade. Para mim, uma loucura!!

Na arquitetura e cultura local encontramos as igrejas muito bem preservadas e museus de “primeiro mundo”, como o Museu da Liturgia, inaugurado em abril.

Tiradentes também é um deleite para quem curte a natureza, a região proporciona um contato mais íntimo com todas as belezas naturais como a Serra de São José que é uma Área de Proteção Ambiental. Várias agências de turismo da cidade oferecem uma série de passeios por lá, como trekking, caminhadas durante o dia e a noite, cavalgadas, rappel, etc. Há também trilhas históricas que atravessam calçadas de pedras, como eram chamados os caminhos abertos pelos escravos no século 18 para o transporte do ouro.

Tiradentes tem uma completa infraestrutura hoteleira com pousadas bem charmosas de vários estilos e preços. As pousadas do grupo Tiradentes Mais possuem informações sobre passeios na cidade e ajudam o hóspede com o agendamento nas agências locais. Para escolher a hospedagem e saber mais sobre o grupo, acesse no Facebook e no Twitter.

Você pode conferir outras informações sobre Tiradentes nos links abaixo:

Um pouco da história da cidade de Tiradentes

20° Encontro de Motos Clássicas acontece em Tiradentes – MG

10 melhores destinos culturais do Brasil

TIRADENTES-MG é tudo de bom!!!

Aumente o seu volume de vendas com o investimento certo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *