Hospedagem

Antigo Hotel Paris ganha aprovação do Iphan e se prepara para se transformar em hotel-boutique

 

O Hotel Paris, na Praça Tiradentes, que foi vendido em 2010 e totalmente desocupado em 18 de novembro do mesmo ano, o imóvel foi construído em estilo neoclássico no ano de 1902, é um dos monumentos tombados no centro histórico do Rio de Janeiro, e teve em maio desse ano aprovação do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para iniciar as obras para se transformar num hotel de luxo. Do antigo estabelecimento de “má fama”, herdará somente o endereço e a fachada.

O Le Paris, será o primeiro hotel cinco estrelas do Centro da cidade, e os novos proprietários do prédio (que era usado como bordel desde 1945),  os irmãos François-Xavier Dussol e Jacques Dussol preservarão a fachada e a estrutura do edifício, transformando o local em um hotel design. Só o interior deverá sofrer modificações. Cada quarto terá decoração exclusiva, misturando o novo com o antigo.

Quando concretizaram a compra do imóvel, a expectativa de inauguração era para 2012, mas como as obras só foram autorizadas esse ano, a inauguração deverá acontecer no inicio de 2014. Uma boa noticia para quem desejar se casar no Centro, local com as igrejas mais tradicionais da cidade carioca, que não vai mais precisar se arrumar em hoteis distantes (Como em Copacabana, Flamengo, Leblon, Ipanema), a partir desta data poderá dispor de suítes especiais para tais ocasiões.

O Hotel terá poucos cômodos e é bem capaz de ficar sempre com ocupação máxima, ainda mais com a revitalização da área. De acordo com o projeto aprovado pela prefeitura, o Le Paris terá 21 suítes, entre 16 e 30 metros quadrados. O  lobby do hotel ficará no lugar onde hoje se encontra uma loja de colchões no andar térreo do prédio com o restaurante em anexo, na cobertura haverá uma piscina e um sky lounge, que funcionará como um clube para hospedes e associados.

Os irmãos Jacque e François Dussol

Em homenagem à história da região, o Le Paris terá uma suíte rotativa, que já ganhou até nome: Suíte Delícia.

Fachada do Hotel Paris

Fontes: Portais IG e SRZD / Jornais O Globo e O Dia
Fotos: Bruno Ryfer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *