Variedades & Tecnologia

Rio Info 2012 – 10º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios, começa dia 3 de setembro

O Rio Info – Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios chega em 2012 à décima edição consolidado como o principal evento dedicado à Tecnologia da Informação (TI) do país e grande agregador de eventos do setor. Durante três dias (3 a 5 de setembro), abrigará o “Encontro de Marketing e Comercialização”; o “SegInfo” e sua final do “War Game”;  a “Olimpíada do Algoritmo”;  o “Dev Brasil”; o “Salão da Inovação”; a “Rodada Internacional de Negócios”, além de encontros temáticos sobre petróleo, e esportes e defesa. Será espaço ainda para as principais entidades do setor, Fenainfo e Assespro, realizarem encontros nacionais.

Para a abertura do evento já estão confirmadas as presenças de Marco Antônio Raupp, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação; Luiz Antônio Elias, secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia; Virgílio Guimarães, secretário da Secretaria de Política de Informática/MCTI; Delfino Natal de Souza, secretário de Logística  e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento; Manoel Messias, secretário de Relações do Trabalho do MTE; Luiz Edmundo Leite, secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; José Domingos Vargas, presidente da Invest Rio e Franklin Coelho, secretário especial de Ciência e Tecnologia do município.

Além desses, o evento contará com os presidentes das entidades nacionais de TI (Abes/Assespro/Fenainfo/Softex/Brasscom), do presidente da Confederação Nacional de Serviço, Luigi Nesses, e dos reitores Ricardo Vieralvaes (UERJ) e padre Josafá Siqueira (PUC-Rio).

O coordenador geral do Rio Info 2012 e presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (TI Rio), Benito Paret, explica que o Rio Info 2012 está estruturado para abordar a TI por diferentes aspectos: “Teremos um enfoque empresarial, representado por atividades concentradas na área de negócios. Outro, de empreendedorismo e gestão, em uma área de inovação; um informativo e técnico reunido sob a área de tecnologia e, por fim, o social”.

Benito Paret afirma que o evento, que acontecerá no Hotel Royal Tulip (antigo Intercontinental), em São Conrado, no Rio de Janeiro, é um marco para as empresas do setor: “Começamos em 2003 movidos pela ideia de oferecermos às empresas e profissionais da TI fluminense um espaço para troca de experiências, obtenção de conhecimento e promoção de negócios. O evento cresceu e se tornou internacional. Hoje, além da expressiva participação das empresas do Rio, contamos com a presença de empresas de diversos estados e de diferentes países.”

No ano passado (2011) o Rio Info reuniu 1.600 participantes, de 20 diferentes estados brasileiros e 15 diferentes países. O balanço final registrou a expectativa de geração de negócios no período de 12 meses, de R$ 18,7 milhões em expectativa de negócios.

Na Rodada de Negócios, onde as empresas compram, vendem e estabelecem parcerias em torno de produtos e serviços, o “Encontro de Marketing e Comercialização”, que será coordenado pela Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi) e os encontros temáticos “TI e Petróleo”, “TI e Esportes” e “TI e Defesa”.

O “Encontro de marketing e comercialização” abordará temas como estratégias de comercialização digital, lojas de aplicativos, software como serviço (uso da nuvem), distribuição via redes sociais, marketing digital, tática de guerrilha, uso da nuvem para escalabilidade e rede de parcerias digitais.

O encontro “TI e Petróleo” discutirá a influência da cadeia de petróleo na TI e contará com profissionais da Petrobras, que abordarão o papel da estatal na exportação de soluções. O “TI e Esportes”, com a presença do secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, abordará a utilização de aplicativos de m-commerce, a fidelização de torcedores e a gestão de conteúdo nas arenas esportivas.  Já o painel “TI e Defesa” contará na abertura com a participação do ministro da Defesa, Celso Amorim, e ao longo do encontro com representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça que irão abordar as oportunidades para as empresas de TI no campo da segurança.

O Salão da Inovação apresentará projetos de 15 estados brasileiros, dos EUA, Canadá, Peru, Uruguai e Argentina e Portugal. Ao longo do ano, aconteceram etapas regionais, para seleção dos projetos. O principal objetivo, explica seu coordenador, Alberto Blois, é gerar experiência e networking para os empreendedores: “A novidade de 2012 é a participação internacional e o formato, que intercalará apresentações dos projetos e dos participantes da banca (investidores nacionais e estrangeiros, executivos de mercado, empresários e especialistas em inovação), para compartilhar experiências e apresentar casos de sucesso de empreendedorismo e inovação”.

No: “Salão Nacional” estarão reunidas empresas dos diferentes arranjos produtivos locais de TI desenvolvidos no país pelo Sebrae; e o “Salão Internacional”, com a presença de empresas dos demais países.

O “SEGInfo”, Workshop de Segurança da Informação”, chega à sua sétima edição e faz a final de sua competição, “War Games SegInfo”, durante o Rio Info. Outro evento tradicional, o “Dev Brasil”, com seu foco na programação,  “Desenvolvimento Mobile”,  “Plataform as a service”, estreia no Rio Info 2012. No campo da tecnologia estão previstos, ainda, painéis sobre qualidade /inovação (ABNT-Riosoft); mesas redondas sobre “teste de software na nuvem” ; “tendências, riscos e oportunidades das soluções em nuvem” e “Workshop da Rede-Rio”.

Cinco oficinas permitirão o aprendizado nos seguintes temas; “Marketing na era digital“, “Big data”: conceitos, ferramentas, usos”, “Teste de software na nuvem”, “Processo automatizado para desenvolvimento de software aderente à norma ISO 29110” e “Como migrar e gerenciar sistemas na nuvem”.

Uma mesa redonda sobre “Tendências e oportunidades da economia criativa (e-books, arte e cultura interativa, jogos, publicidade etc.)” é parte da área dedicada à “sociedade”, que engloba ainda um painel sobre “Tecnologia e sociedade”, coordenado pelo CGI.Br. Nele acontecerão as mesas redondas sobre “O W3C e as tendências globais da Internet” , “Monetização da Internet X Privacidade X Segurança e legislação”, “ Reunião aberta do CGI” e uma palestra com o tema “Indicadores da Internet no Brasil”.

Empresas âncoras – Outra inovação do Rio Info que se repete nesta décima edição é a participação de empresas âncora, como são batizadas aquelas que buscam se destacar durante o evento. É em torno delas que são organizadas as agendas de encontros da rodada de negócios. As âncoras têm um conjunto de benefícios, que envolve a presença na revista Rio Info Magazine, editada especialmente para o evento, divulgação no site, um espaço privativo para receber visitantes no Café Majestic, cadeiras e uma TV de 42 polegadas para realizar demonstrações ou exibir vídeos institucionais.

O Café MajesTIC é  um espaço informal onde os participantes poderão tomar um “café de negócios”, será o ambiente de maior circulação e onde estarão localizadas as empresas âncora do Rio Info. Será um espaço privilegiado para troca de experiências e geração de oportunidades.

 

Serviço:

Rio Info 2012 – 10º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios

Quando: 3 a 5 de setembro (das 09h às 18h)

Local: Hotel Royal Tulip, Rua Aquarela do Brasil, n° 75, São Conrado, Rio de Janeiro

Informações e inscrições (pagas): www.rioinfo.com.br / (21) 3974.5015

Via assessoria de imprensa – IAA Comunicação e Eventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *