Dicas & Destinos

Capadócia: cavernas, balões e muito mais

Preparado para madrugar na Capadócia?

Requisito básico para o sobrevoo em um balão.

 

 

Confesso que a experiência de dormir em cavernas, voar de balão e fazer trilhas em meio a formações rochosas são coisas que já passaram várias vezes por minha cabeça. Já pensei sim em dar uma sumida por um tempo e ficar meio longe de tudo, sem acesso até mesmo á internet, mas boa parte disso foi ideia instantânea e passou logo (risos). Ficou somente a vontade de sobrevoar as cavernas de balão e passar umas noites dentro destas cavernas, que, aliás, segundo fontes muito seguras e de larga experiência, tem opções bem aconchegantes e bem distantes da imagem de dormir em uma pedra em pleno breu.

Para quem gosta de misturar aventura e sofisticação esta região, na Turquia é um prato feito. Posso até mesmo arriscar que é uma boa opção para viajar a dois e vivenciar um clima romântico fora dos padrões convencionais. Sobrevoar um cenário meio surreal, praticamente uma paisagem lunar como a Capadócia abraçadinho ao seu amor e curtir uma experiência quase mística certamente vai ser um daqueles momentos inesquecíveis a dois. Mas voltemos à Capadócia como um todo, nem todos vão para lá em casal e os aventureiros e apaixonados por história tem muito mais para fazer por lá do que somente o sobrevoo. Pelo chão, as opções para trilhas são muitas e ainda temos as cidades subterrâneas para visitar.

Entre os séculos VII e XII, devido à sua localização geográfica, entre Oriente e Ocidente, esta região sofreu numerosas invasões de povos estrangeiros. Estes povos da Capadócia construíram autênticas cidades subterrâneas para se protegerem dos ataques árabes e de outros povos. Formaram-se então verdadeiras fortalezas e dentro delas podiam refugiar-se até dez mil pessoas. Para fechar estas fortalezas utilizavam pedras que eram escavadas nas mesmas rochas muito parecidas com as dos moinhos. Mais uma tática de defesa utilizada por eles.

Situada na Anatolia Central, a sua estranha paisagem é o resultado de um minucioso trabalho natural. As imensas rochas formadas pelas erupções vulcânicas têm mudado com o passar do tempo, pela erosão e pela mão do homem que tem talhado cada uma delas segundo as suas necessidades. Entre as incríveis formações da Capadócia, há igrejas rupestres, cidades mediterrâneas e vestígios de povos pré-históricos.

A Capadócia é o berço dos primeiros habitantes da Anatólia, os Hititas.

Durante o período Bizantino, e graças ao trabalho da cristianização de Basílio, começaram a construir igrejas e mosteiros. Com a chegada dos Persas e Árabes começou a construção da “Oitava Maravilha do Mundo”. É o começo da ‘guerra das imagens’ dirigida contra a expansão do cristianismo.

Com a retirada dos árabes, começa a ‘restituição das imagens’ que encheu os templos da região com pinturas murais. O século XI é a idade do ouro da Capadócia, a época da construção dos mais belos e grandiosos templos.

Um passeio muito interessante é visitar as Fortalezas Trogloditas que são na verdade grandes labirintos de galerias escavadas nas enormes formações das camadas terrestres. As maiores fortalezas são: Üçhisar e Ortahisar.

 

Não deixe de visitar também:

Museu ao Ar Livre de Zelve

Chaminés das Fadas

Castelo de Uçhisar

Karavansaray de Sultanhan

Mosteiro das Mulheres

 

Veja abaixo algumas Igrejas e Mosteiro imperdíveis segundo a revista Viagem e Turismo

1. Igreja de Çarikli

Os afrescos reproduzem imagens dos quatro evangelistas do Novo Testamento – Mateus, Marcos, Lucas e João – e de passagens da vida de Cristo, como seu nascimento e batizado no Rio Jordão.

2. Igreja de Santa

Catarina Aqui você encontra nas paredes nichos usados como túmulos. Santa Catarina, São Basílio, São Teodoro e – claro – São Jorge estão representados.

3. Igreja Karanlik

Conhecida como Igreja Escura, por praticamente nenhuma luz externa penetrá-la, é considerada a mais bonita da Capadócia por seus bem preservados afrescos bizantinos.

4. Igreja de Yilanli

A cobra (yilanli), que dá nome à igreja, refere-se ao afresco em que São Jorge enfrenta a… cobra. O imperador romano Constantino está representado em um dos afrescos ao lado da mãe.

5. Igreja de Santa Bárbara

No domo está Cristo, em tons ocre, sentado em um trono. Repare na imagem de São Jorge montado num cavalo enfrentando o dragão

6. Igreja de Elmali

Os afrescos representam imagens de santos, bispos e mártires. À direita do altar, uma cena da Última Ceia.

7. Igreja de São Basílio

Logo na parede da entrada há pequenos nichos que serviam como túmulos. Os afrescos representam Cristo, São Basílio e São Teodoro – os dois últimos, santos locais.

8. Mosteiro de Kizlar

O mais interessante neste antigo convento, que chegou a abrigar cerca de 300 freiras, são os intrincados túneis, escadas e corredores.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *