Esporte & Aventura

Amijubi, Fuleco ou Zuzeco? Escolha o nome do Mascote da Copa.

Depois de 64 anos, o Brasil volta a ser palco do maior espetáculo esportivo do planeta: a Copa do Mundo de Futebol e o mascote escolhido para o evento foi o Tatu-Bola, um animal muito especial e peculiar que só existe aqui no Brasil.

O Tolypeutes tricinctus, é chamado de Tatu-Bola devido à habilidade de curvar-se sobre si mesmo para se proteger, quando ameaçado, ficando no formato de uma bola. De hábito noturno, alimenta-se de formigas, cupins, aranhas e frutas. É o tatu mais ameaçado do Brasil e a sua caça já o fez desaparecer de muitos estados.

A ideia de ter o tatu-bola como mascote de 2014 foi dada pela Associação Caatinga, uma ONG cearense dedicada à preservação ambiental.

Até o momento o mascote oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014 não tem um nome. Mas isso mudará em pouco tempo! Os brasileiros, juntos, vão ter a oportunidade de decidir o nome do Mascote por meio de uma votação pública. Os três nomes que podem ser escolhidos são:

Amijubi
Amijubi é a união das palavras “amizade” e “júbilo”, duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra “juba” quer dizer amarelo – a cor predominante no mascote!

Fuleco
Fuleco é a mistura das palavras “futebol” e “ecologia”, dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.

Zuzeco
Zuzeco foi formado dos elementos principais de “azul” e “ecologia”. Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro.

A votação foi aberta neste domingo, e o torcedor pode ajudar na escolha, votando direto no site oficial da Fifa. O nome será anunciado no site FIFA.com no domingo, 25 de novembro. Então fique ligado no resultado final! Aproveite e divirta-se visitando o mundinho do mascote.

Fone: Fifa.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *