Variedades & Tecnologia

Olimpíadas de Londres tiveram um efeito positivo na imagem da Grã-Bretanha

Pesquisa mundial realizada pelo grupo internacional de relações públicas ECCO mostra que os jogos Olímpicos – Londres 2012 tiveram um efeito positivo na imagem da Grã-Bretanha. Mais de 100 experts da área de comunicação de 24 países ao redor do mundo participaram da enquete.

O estudo mostrou que 79% dos entrevistados avaliaram como positiva a cobertura dos jogos olímpicos feita por suas respectivas imprensas locais. Outros 73% consideraram que o evento mudou para melhor a imagem dos britânicos. Além disso, 99% dos participantes acreditam que as Olimpíadas vão encorajar mais pessoas a visitar a Grã-Bretanha e 97% tiveram uma percepção mais positiva dos produtos e serviços britânicos oferecidos em seus países.

A pesquisa foi realizada pela ECCO International, uma das maiores redes mundiais de consultoria de Relações Públicas, em setembro de 2012. “Na Grã-Bretanha avaliou-se que os jogos foram fantásticos, mas a opinião pública exterior conta mais quando se trata da promoção do turismo e do comércio internacional. Para Relações Públicas de todo o mundo, este é um forte endosso do impacto positivo de Londres 2012 no turismo britânico e na exportação da marca”, afirma a presidente da ECCO e CEO da empresa britânica PR Kinross & Render, Sara Render.

Mais de um quarto dos participantes da pesquisa passaram a ver os britânicos como um povo mais amigável, culto, competitivo e com um maior senso de humor após as Olimpíadas. Os efeitos negativos da segurança só tiveram um impacto significativo para 2% dos entrevistados.

foto Getty Images

Os próprios atletas (41%) foram considerados a melhor representação de Londres, seguidos pela população londrina (23%) e pela família real (16%). O prefeito da cidade, Boris Johnson, tem apenas 7% dos votos neste quesito, mas é possível que isso ocorra por causa da desilusão com os políticos sentida em todo o mundo. A respeito de uma das mais notórias façanhas de Relações Públicas de Boris Johnson durante os Jogos, Mike Bawden, um consultor dos EUA, fala que “Pessoalmente, eu teria deixado o prefeito amarrado a essa tirolesa por mais algumas horas antes de cortá-la”.

A percepção de Danny Boyle sobre a cerimônia de abertura é que foi muito bem recebida internacionalmente, 36% daqueles que assistiram avaliaram o evento como “excelente”. A festa de encerramento, entretanto, teve menos audiência e foi considerada por 44% como um erro.

Para Ingrid Rauscher, diretora da ADS Comunicação Corporativa, uma das principais agências de Relações Públicas do Brasil, as Olimpíadas de Londres foram um sucesso. “A cobertura foi muito bem feita e mostrou que a Grã Bretanha estava engajada na realização de um evento memorável. O país e sua população conseguiram uma visibilidade favorável e, certamente, isto vai gerar interesse de mais turistas. Esperamos que as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro tenham uma organização tão boa e possam impressionar positivamente a audiência global”, declara.

Via Assessoria de Comunicação
Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *