Praia de São Paulo recebe a mais alta certificação ambiental do mundo

 

Pelo terceiro ano consecutivo, a Praia do Tombo, no Guarujá, litoral de São Paulo,  conquistou o selo Bandeira Azul, a mais alta certificação ambiental e de qualidade que uma praia pode receber no mundo. A decisão foi conhecida no mês passado, em reunião do Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, em Copenhagen, na Dinamarca.

No Brasil, apenas a Praia do Tombo, no Guarujá (SP) e a Marina Costabella, em Angra, têm o selo, a próxima praia a receber o selo, será a Prainha no Rio de Janeiro, aqui em nosso país, a primeira praia certificada foi a de Jurerê Internacional, em Florianópolis, em 2009, mas ela só manteve o selo por duas temporadas. O selo que vale pela temporada 2012/2013, é concedido pelo Instituto Dinamarquês Foundation for Enviromental Education – FEE (Fundação para a Educação Ambiental), entidade credenciada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Unesco para avaliar a balneabilidade de praias e marinas ao redor do mundo.

Para a conquista do selo, é necessário que a praia esteja dentro de 33 critérios, no caso da Praia do Tombo 32, já que ela não possui arrecifes.  Os critérios são subdivididos em educação e informação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e de equipamentos, além de segurança e serviços. 

A rigorosa lista de critérios exigida pelo FEE foi cumprida à risca pela Administração Municipal. Durante a temporada de 2011/2012, o Núcleo de Informação e Educação Ambiental da Prefeitura,  realizou diversos projetos e atividades na Praia, como o “Tira o lixo, põe o lixo”, “Saber em ação”, além de palestras sobre a Bandeira Azul e demais eventos envolvendo a qualidade ambiental do local.

A Praia do Tombo também precisou atender a todos os critérios diariamente para que, assim, sua bandeira continuasse hasteada. Dentre algumas obrigações, estão placas informativas em toda sua extensão, rampas de acesso a cadeirantes, banheiros, limpeza, qualidade da água e atividades educacionais.

O selo internacional da Bandeira Azul também serviu como impulso na economia da região e valorizou ainda mais o turismo na cidade. O Tombo continua sendo procurado por um grande número de surfistas. Exemplo disso foi a final do circuito Rip Curl Guarujaense de Surf.

Praia do Tombo – Bandeira Azul

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Luiz Moreaux

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *