Negócios & Serviços

Embratur e MTur celebram o turismo brasileiro

Palestra promovida em razão do Dia Mundial do Turismo deu ênfase aos megaeventos que o Brasil sediará nos próximos anos e colocou a inovação como palavra-chave para o desenvolvimento do turismo nacional.

Ministro do Turismo Gastão Vieira durante discurso de abertura do evento

Como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta quinta-feira (27), o Ministério do Turismo promoveu a palestra “Como criar destinos turísticos sustentáveis e inteligentes”, ministrada pelo consultor espanhol especializado em gestão turística Ángel Díaz. O evento, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, contou com a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira, de membros da cúpula do Ministério do Turismo e da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), de autoridades, servidores e lideranças do setor.

Em sua palestra, Ángel Diaz abordou as transformações ocorridas no mundo nas últimas décadas e disse que hoje a inovação é o caminho para o desenvolvimento da atividade turística. “Nosso desafio é descobrir como podemos aproveitar as mudanças e transformá-las em oportunidade de negócios. A palavra mágica do setor turístico é inovação”, afirmou o especialista. “Nos próximos anos, o Brasil terá a oportunidade de organizar dois megaeventos, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. É uma ocasião única e temos que ser ágeis para lidar com essa conjuntura, pois ela servirá para consolidar o turismo local, fomentando o crescimento e posicionando o país como destino líder no mundo”, disse Díaz.

O especialista destacou também que a evolução tecnológica e o aumento do número de viajantes em todo mundo têm tido impacto cada vez maior no turismo e exigem novos modelos de desenvolvimento. “A internet promoveu grande mudança no manejo das informações, pois aumentou a interação dos turistas com os destinos. Hoje os blogs e redes sociais estão entre as principais fontes de informação dos turistas. Nosso desafio atual é conseguir trabalhar as variadas opiniões, transformando-as em elementos de posicionamento no mercado”, explicou Díaz.

Para o presidente em exercício da Embratur, Paulo Guilherme de Araújo, o país está no caminho certo no trabalho de desenvolvimento do turismo. “Todas nossas iniciativas buscam contribuir para o legado que ficará para as gerações: a imagem do Brasil consolidada como uma nação pronta para ser uma das cinco maiores economias do planeta”, assegurou Araújo.

Sobre o palestrante
O espanhol Ángel Díaz é autor do livro “Landware. Território e tecnologia, criação de valores e geradores de competitividades no turismo” e tem trabalhado com o setor público e privado para discutir a consolidação de destinos capazes de conjugar desenvolvimento e planejamento territorial com a incorporação de tecnologias sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *