Dicas & Destinos

Novela Global terá Guia de Turismo que vive em uma caverna

As belezas da Capadócia e Istambul,  fazem parte da novela Salve Jorge.

Domingos Mantagner, será o Guia de Turismo Zyah, o personagem viverá em uma caverna.

Domingos Montagner durante gravações na Capadócia

Recentemente estive produzindo uma matéria sobre a região da Capadócia que há muito tempo me encanta, e tive uma surpresa bem gostosa ao me deparar, semanas depois, com a locação da próxima novela global, a curiosa e especial Turquia. Legal também foi descobrir que a novela terá uma personagem que será um Guia de Turismo, minha primeira atividade quando entrei no turismo em 1997. Só uma observação muuuuuito importante: não confundam guia turístico (livrinho de papel) com Guia de Turismo (pessoa que estuda pesado para ser regulamentado e atuar na orientação de turistas), esta é uma gafe muito comum e os profissionais costumam se ofender com a confusão.

Eu, como apaixonada confessa pela Turquia e sua cultura irei acompanhar o novo folhetim da emissora, na medida do possível, já que nem sempre tenho disponibilidade para assistir novela.

Confira abaixo algumas impressões que o elenco teve durante as gravações pela Turquia.

“É de uma natureza exuberante. Que eu nunca tinha visto”, comenta o ator, impressionado com a beleza da região da Capadócia. “É o umbigo do mundo”, lembra Domingos, se referindo a Istambul, que no passado foi a cidade de Constantinopla, uma das mais importantes na Idade Média.

A região da Capadócia é conhecida por oferecer condições favoráveis para a prática do balonismo

Os vôos de balão são uma das melhores formas de admirar a paisagem única da Capadócia. Apesar do visual árido e das formações rochosas, os vales são verdes e de solo fértil. Uma das grandes pedidas é visitar o Museu a Céu Aberto de Göreme, um parque que reúne igrejas e mosteiros esculpidos no interior de grandes rochas.

A cidade de Göreme é uma das principais da região da Capadócia

Tradicional loja de tapetes em Göreme

Das planícies, é possível ver as formações rochosas brotando do chão, com formas diversas. Elas são conhecidas como “chaminés de fada”. As rochas têm origem vulcânica e textura aerada, é são suscetíveis à erosão e a essas formas exóticas. Essa característica permite a construção de casas no interior das rochas. Essa prática é antiga, data do século VII, embora muitos arqueólogos sugiram que elas já podiam existir 4.000 a.C. As cidades subterrâneas eram muito usadas nos períodos de guerra, podendo abrigar vilas inteiras, permitindo a preservação de culturas então proibida.

As formações rochosas do Vale do Amor são conhecidas como chaminés de fada

As chaminés de fada podem atingir 40 metros de altura

O Vale do Amor é uma das localidades mais procuradas pelos turistas

 Em Salve Jorge, Glória Perez escolheu as paisagens deslumbrantes e exóticas da Turquia como pano de fundo para as tramas de seus personagens. E para retratar as diversas características da cultura turca, Glória não quis resumir sua história a Istambul, maior cidade e local mais visitado do país. Grande parte da história de Salve Jorge se desenrola na Capadócia, região pouco habitada e famosa por suas paisagens exóticas. 

Na região da Capadócia é comum a construção de casas, mosteiros e igrejas, dentro as rochas

É neste cenário, que parece saído de um cenário de ficção científica, onde vamos conhecer os personagens Zyah (Domingos Montager), Demir (Tiago Abaravanel), Sarila (Betty Goffman) e muitos outros. Durante duas semanas, elenco e equipe madrugaram para gravar as cenas na região. 

Elenco e equipe prontas para gravar as cenas na região

Diz a lenda, São Jorge nasceu na região da Capadócia, no século 3. O curioso é que os turcos não sabem nada sobre o santo, que é o padroeiro da Inglaterra e um dos mais cultuados e queridos no Brasil.

Não perca a estreia de Salve Jorge, a nova novela das 21h, escrita por Glória Perez, com direção de núcleo de Marcos Schechtman e direção geral de Fred Mayrink.

Todos os direitos são reservados à Globo Comunicações e Participações S.A. 

Fotos: Galeria de Fotos do site oficial da novela.

Conheça um pouco mais da região da Capadócia

Capadócia: cavernas, balões e muito mais

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *