3 destinos nacionais que você deve conhecer

Estava mais cedo escrevendo uma matéria sobre um destino internacional que é finalista em concurso que elege os melhores destinos turísticos sustentáveis no mundo e me deparei com o fato que no Brasil não temos tantos modelos que trabalham tão fortemente esta questão de Turismo com sustentabilidade, o que é uma pena já que possuímos uma biodiversidade tão rica dentro de uma faixa territorial tão grande, tão ampla. Países muito menores acabam dando exemplos muito maiores e devemos sim, copiar estes exemplos. Foi então, que me recordei de três lugares lindos que estão envolvidos constantemente em projetos relevantes. Vamos então falar brevemente sobre estes lugares.

Chapada dos Guimarães – Edilon vagner

Chapada dos Guimarães, MT

Paredões rochosos, grutas ancestrais e o salto do Véu de Noiva são apenas alguns pontos onde poderemos chegar através de trilhas neste que é um “pedaço de paraíso” que está sobre uma das mais antigas placas tectônicas do planeta, localizado bem na região central de Mato Grosso.
Vegetação diversa como savana, cerrado e florestas de galeria cobrindo as encostas marcam graciosamente esta região.
Se você curte pinturas rupestres e não tem medo de morcegos, terá uma ótima oportunidade de visualizá-las na Casa de Pedra, que é uma gruta arenítica repleta de inscrições e morceguinhos.
A melhor época para visitar é de maio a setembro, que é o período mais seco e com sol o dia todo.
Só uma dica super importante: se programe para sair bem cedinho, pois no cerrado, sem muitas sombras e com altas temperaturas, fica um pouco puxado se aventurar ao sol de 40º.

 

Serra da Capivara

 

Serra da Capivara, PI

Para quem é apaixonado por arqueologia irá concordar comigo ao afirmar que este é um dos mais importantes complexos de sítios arqueológicos das Américas.

Localizado no semiárido nordestino, parte da reserva fica bem próxima á cidadezinha de São Raimundo Nonato, no interior do Piauí. E formado por rochas sedimentares que se elevaram do fundo do mar a cerca de 210 milhões de anos atrás.

Imagine um cenário formado por planaltos, morros, serrotes e planícies. Adicione mais de mil sítios arqueológicos com vestígios da presença do homem pré-histórico, pinturas rupestres e muitas escavações. O resultado é um passeio na história natural para mais de cinco dias. Programe-se!

Parque Nacional de Anavilhanas Foto de Marcos Amend DivulgacaoICMBio

Parque Nacional de Anavilhanas, AM

O arquipélago fluvial de Anavilhanas, se destacou entre os cenários visitados por turistas devido á sua proximidade com Manaus e por conectar uma hidrovia com cerca de 60 comunidades ribeirinhas de Novo Airão.

Por sua localização, vastas florestas e vida animal pulsante, os visitantes ficam extasiados com tantas belezas.

É possível chegar à Novo Airão de carro ou por barcos e lanchas. Ao chegar, sua única obrigação é agendar os passeios e se deliciar.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *