Variedades & Tecnologia

Feriadões: uma boa oportunidade para conhecer Tiradentes

*Publieditorial

Feriado prolongado se aproximando e já é hora de começar a escolher o lugar para tirar uns dias de folga e descansar longe do burburinho das cidades grandes. Tiradentes é uma ótima opção. Pequena e charmosa, a cidade recebe a todos com a tradicional hospitalidade mineira.

Tiradentes, localizada a 480 km de São Paulo e 380 km do Rio de Janeiro, é conhecida mundialmente pelo rico acervo histórico muito bem preservado e espalhado por ruas calçadas com pedras pés-de-moleque. A ótima gastronomia e o artesanato local, variado e de muito bom gosto, também têm atraído cada vez mais turistas.

Há também várias atrações para quem gosta de curtir a natureza. A Serra de São José, que “abraça” a cidade, é uma área de proteção ambiental belíssima, rica em fauna e flora, possui várias cachoeiras e grutas.

O turista pode escolher entre caminhadas diurnas e até noturnas por trilhas no meio da mata, passeios de bicicleta, cavalgadas, rappel e muito mais. Há trilhas que atravessam calçadas de pedras, como eram chamados os caminhos abertos pelos escravos no século 18 para o transporte do ouro. Quem gosta de emoção na água pode descer o Rio Elvas em botes infláveis. Durante o percurso dá para ver as montanhas que cercam a cidade e os pontilhões do trem da Maria Fumaça que liga Tiradentes a São João del Rei.

Lojas de artesanato, antiguidade e de móveis estão por toda a cidade, mas a rua Direita e a rua da Câmara merecem uma caminhada mais tranquila, com bastante tempo para apreciar os vários ateliês com obras elaboradas em diversos materiais, como madeira, ferro, papel machê e estanho.

O vilarejo de Bichinho, a apenas 6 km do centro de Tiradentes, é uma boa dica para quem procura artesanato de qualidade e com ótimos preços. Repleto de oficinas e ateliês, o vilarejo se transformou em um verdadeiro polo de artesanato mineiro. Luminárias, quadros, móveis, santos de madeira, mantas de tecido podem ser comprados diretamente com os artesãos. A maioria das lojas entrega os objetos comprados no Brasil inteiro, algumas até no exterior.

Na cidade não faltam boas opções de hospedagem de vários estilos e preços. É só escolher. O grupo Tiradentes Mais abriga as pousadas mais charmosas e aconchegantes, além de restaurantes e lojas. Para escolher onde se hospedar e saber mais sobre Tiradentes, acesse o link: www.facebook.com/TiradentesMais.

Via Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *