Variedades & Tecnologia

O berço do Futebol

Pegando carona nessa coisa de definição do campeonato brasileiro, o famoso “Brasileirão” com a vitória do tricolor carioca – Fluminense – e também com essa loucura toda do campeonato mundial que será disputado pelo Corinthians no final do ano,  acabei parando para pensar um pouco mais sobre  essa paixão do brasileiro pelo futebol. Claro que não sou nenhuma expert no assunto e nem poderia, já que não saco muitas regras e o grande barato para mim é torcer, gritar e falar mal do juiz , seja na frente da TV, seja no estádio, o grande barato para mim é a farra, a diversão, mas para muita gente esse assunto é sério e causa discussões profundas, muitas vezes acaloradas demais para meu entendimento. O fato é que fui atrás de algumas informações sobre lugares que representam bem o futebol, fora do Brasil, claro, e me deparei com uma ótima opção para conversar um pouquinho aqui com vocês. Minha intenção não é fazer um roteiro sobre melhores estádios ou povos mais animados que curtem futebol e sim falar um pouco sobre um grande berço deste esporte que já é febre mundial. Definido o propósito, partimos para a busca e após algumas sugestões, chegamos a um nome: Wembley, na belíssima Inglaterra.

Estádio de Wembley, Inglaterra

Wembley Stadium

“Wembley é a catedral, a capital e o coração do futebol” – Pelé 

Considerado um templo do futebol, o Estádio de Wembley sediou muitos eventos importantes e inesquecíveis em seus 89 anos de história. Um deles, por exemplo, foi  a primeira Copa do Mundo conquistada pela Inglaterra em 1966, após uma gloriosa final contra a Alemanha. Em outro momento, Wembley também foi palco de outro tipo de evento como o que recebeu mais de 70 mil pessoas no memorável Live Aid de 1985, que levou ao palco Queen, U2, The Who, Paul McCartney, David Bowie, Elton John, Paul Young, Dire Straits e tantos outros. Não há dúvidas: este estádio tem muita historia para contar.

Que nos perdoem os grandes shows, mas Wembley é sinônimo de futebol, e é este o tema central do Wembley Stadium Tour, um passeio guiado por diferentes áreas do estádio e duração de 90 minutos (obvio).

No tour, você vai descobrir tudo sobre o mega projeto de reconstrução do estádio, reinaugurado em 2007. O Wembley antigo tinha sido construído em 1923 e foi totalmente demolido. Deu espaço a um estádio maior e mais moderno, apelidado de New Wembley, com capacidade para 90 mil pessoas e uma premissa básica: todos os assentos devem possuir vista total e clara do gramado.

Um dos elementos mais marcantes do novo Wembley é seu arco, cuja altura pode chegar a 133 metros – tão alto quanto a London Eye! Engana-se quem pensa que a estrutura é um mero item decorativo. É justamente o arco que sustenta grande parte do teto retrátil, um dos highlights do novo Wembley,  projetado para cobrir a arquibancada e controlar a entrada da luz natural no campo. Se não fosse pelo arco, o teto retrátil precisaria ficar apoiado em pilares, que por sua vez bloqueariam a visão dos torcedores.

Além de mostrar dados curiosos como este, o passeio guiado pelo estádio te leva até a arquibancada, de onde é possível tirar belas fotos. Você também terá acesso a alguns tesouros históricos de Wembley, como a taça Jules Rimet, e bastidores das partidas, como a tradicional sala das coletivas de imprensa. É possível ainda entrar no vestiário da seleção inglesa e ver expostas as camisas de Romney, Lampard e tantos outros, e seguir o mesmo tenso caminho que os jogadores fazem até o campo. Sem dúvidas, o Wembley Stadium Tour faz você sentir na pele a emoção do futebol.

Dica legal:

Se estiver em Londres em 06 de fevereiro de 2013, aproveite para ver o amistoso Inglaterra x Brasil, no Estádio de Wembley, em comemoração aos 150 anos da Football Association. Certamente um belo espetáculo esportivo.

 Para mais informações, visite o site:  https://www.wembleystadium.com/

Fonte de pesquisa: VisitBritain

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *