Gastronomia etc.

É hora de abrir o hashi e degustar as delícias da culinária oriental.

*Publieditorial

Esse mês não tem como fugir de um tema pertinente, que pode até estar saturado, mas vou tentar falar de uma maneira diferente, nada de falar sobre o Mundial de Clubes da FIFA no Japão, e sim sobre alguns costumes para orientar o Corintiano que vai acompanhar o timão na terra do peixe crú. Você sabe comer com hashi?

Diz a lenda que a criação do hashi foi inspirada no movimento do bico da garça, e seu uso é uma demonstração do estado pacífico ao se alimentar. Os japoneses consideram a faca uma arma e acham estranho que ela seja utilizada na hora da refeição.  

Na culinária japonesa as tigelas não são todas iguais. Quando for comer das tigelas, a etiqueta japonesa manda que sejam seguradas com as mãos e mantidas próximas ao corpo. Os recipientes para shoyu, wasabi e outros temperos são individuais, portanto não devem ser compartilhados com outras pessoas.

A toalhinha quente (oshibori) serve para limpar as mãos antes das refeições. No Japão, os clientes também limpam o rosto e a testa. Depois de usá-la, coloque-a sobre a mesa, sem dobrar.

O espaço gastronômico japonês Junmai, localizado em um ponto estratégico no bairro do Brooklin, é uma ótima opção de restaurante aos amantes desta culinária com pouca prática de manuseio do hashi. O chef do Junmai Restaurante, João Alcântara, desenvolveu variadas delícias oriundas do mar, e por ser um lugar aconchegante e discreto você pode perguntar os nomes dos pratos aos garçons, perguntar se estão segurando de maneira correta o hashi, pedir um help sem medo. Equilibrar a comida entre os hashis requer treino e habilidade. Isso porque quando estiver à mesa, nunca se deve dobrar o corpo para levar o alimento à boca e sim movimentar delicadamente o braço e as mãos que seguram os hashis.

.

Além disso, fique sabendo que, por mais saborosa que a comida esteja é pecado mortal chupar ou lamber os hashis. Do mesmo modo não o utilize para apontar pessoas ou alimentos, gesticular com eles na mão ou espetar os alimentos.

Não devemos usar o hashi com as duas mãos, no começo é difícil de manusear, mas depois de algum treino, torna-se muito mais prático que usar garfo e faca, e eles devem ficar sempre juntos, paralelamente à mesa, nada de deixá-los abertos, separados um do outro de cada lado do prato ou sobre as tigelas.

.

E para seu maior conforto e comodidade, o Junmai disponibiliza o sistema de entrega.

Aproveite para se deliciar com as iguarias japonesas do Junmai Restaurante.

.

www.junmairestaurante.com.br | www.facebook.com/JunmaiRestaurante

:.Junmai Restaurante.:
Rua Pascoal Paes, 50 – Brooklin – SP.
Atendimento dee 2ª a 6ª feira, das 12h às 15h e das 19h às 23h
Sábados e Feriados das 13h às 16h e das 19h às 00h
Domingo somente para eventos

:.Informações de Serviço.:
Reservas e pedidos| (11) 5093-8706

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *