Variedades & Tecnologia

Vai viajar e não pode levar seu pet. O que fazer? Onde pode deixá-lo? Com quem deixá-lo?

 

“De hotel para animais a casa de amigos, saiba escolher a melhor opção para o seu bichinho também se divertir enquanto você viaja”

As férias estão chegando e algumas dúvidas sobre quais cuidados ter com os animais de estimação tiram o sono dos muitos donos. Então, o que fazer com o pet? Levá-lo ou deixá-lo? Deixar em casa sozinho, com algum conhecido ou optar por um hotel para animais?

Confira as vantagens de cada uma das opções e o que você deve levar em conta na hora de escolher o destino do seu animalzinho durante a viagem.

Você vai viajar e o pet vai ficar em casa sozinho? Confira as dicas:

Eu vou e ele fica em casa

Se a opção for deixa-lo em casa, certifique-se de que você deixará comida e água suficiente para a nutrição do pet durante o tempo que você estiver fora.

É possível também pedir para algum amigo ou conhecido passar diariamente na casa para alimentar, cuidar da higiene do animal e verificar se está tudo bem com ele.

A vantagem de o bichinho ficar em casa é que não haverá problema relacionado ao estranhamento do local; a desvantagem, por outro lado, é que o pet pode sentir ainda mais a falta do dono.

 

Eu vou e ele fica na casa de um amigo

Pode ser na casa de um amigo, de alguém da família ou até mesmo do vizinho. Para não estranhar o novo local, uma boa forma para contornar o problema é levar alguns pertences do pet para esse abrigo temporário.

Conhecer bem a pessoa que cuidará do animal sobre as rotinas dele também é fundamental. Quantidade de ração consumida diariamente, hábitos de higiene e o contato do veterinário são alguns tópicos que devem ser levados em conta.

Caso haja mais animais na casa, certifique-se se os deles estão com as vacinas em dia e cuide da vacinação do seu bichinho de estimação. Avalie se o seu pet poderá ter algum problema de convívio com os outros bichos. Uma opção é levar o bichinho uns dias antes para ir acostumando os animais uns com os outros.

É importante verificar se a pessoa que se responsabilizará pelos cuidados com o pet terá tempo para tal.

 

Eu vou e ele fica hospedado em um hotel para animais

Esta pode ser uma boa opção, mas requer cuidados especiais na hora de escolher o estabelecimento em que o animal de estimação vai ficar hospedado.

De acordo com Isabela Vincoletto, veterinária da Vetnil, é imprescindível uma visita presencial para conhecer o local. “Pela internet tudo parece lindo, mas é de extrema importância os proprietários conhecerem pessoalmente o hotel para se certificar das condições, conhecer o ambiente em que o pet irá ficar, qual ração que é fornecida, as atividades praticadas, a segurança, e se existe um veterinário responsável ou uma clínica que possa prestar algum tipo de suporte, caso necessário”.

Na visita, a veterinária sugere que sejam observados detalhes referentes à infraestrutura do local, como se o espaço onde os pets dormem e se alimentam é coberto ou não e se os animais são alojados em locais fechados e qual o tamanho.

Também é preciso reparar na limpeza, no horário das refeições, em como os animais são separados e que tipos de pets são hospedados no estabelecimento: se são aceitos pets agressivos ou anti-sociais.

Além de todos esses cuidados, é também preciso tomar algumas precauções antes de deixar seu pet em um hotel, explica Vincoletto. “Como um tratamento preventivo, é importante aplicar um ectoparasiticida no animal, impedindo a infestação com pulgas e carrapatos”. Vale também conferir se a carteirinha de vacinação e vermifugação do pet está em dia e passar informações básicas sobre o animal para a pessoa que ficará responsável por ele, tais como detalhes sobre a rotina diária e se ele costuma tomar algum medicamento ou não.

É importante informar o veterinário do animal que ele ficará em um hotel, além de passar para o estabelecimento o contato do profissional.

E a saudade do bichinho?

Não é só o animal que sente falta do seu dono, o contrário também acontece. E bastante. Para quem não consegue ficar sem ver a carinha do seu bichinho de estimação, a internet está aí para ajudar. Já existem hoteis para animais que disponibilizam o serviço de webcam, no qual é possível assistir pelo site do estabelecimento como o seu animal está se comportando por ali. E ao vivo!

O reencontro é um momento de alegria e de atenção

Na hora de buscar o pet, além de matar a saudade, é preciso verificar se ele se encontra nas mesmas condições em que foi deixado no local. “É importante o dono fazer uma observação pelo corpo do animal antes de sair, pois caso haja algo diferente, o hotel terá que prestar suporte por meio do veterinário responsável pelo local”, alerta Vincoletto. No geral, para evitar complicações, é imprescindível ler de forma cautelosa o termo de compromisso do estabelecimento.

E depois de escolhido o local em que o pet ficará, é só preparar as malas e boa viagem!

Agradecemos a Isabela Vincoletto, veterinária da Vetnil, empresa que está entre os cinco maiores laboratórios brasileiros de produtos veterinários, pelos comentários e dicas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *