Variedades & Tecnologia

“Nova Classe C” já começa a planejar intercâmbio

O intercâmbio já é realidade para muitos brasileiros. Antes restrito aos estudantes, a viagem para o exterior com foco na troca de experiências e no estudo agora é comum na terceira idade e também para casais e profissionais de diversas áreas (medicina, economia, direito, engenharia e outras). A boa fase da economia brasileira também facilitou a realização do primeiro intercâmbio para a chamada “Nova Classe C”. Muitos já começam a planejar o intercâmbio em dezembro, pensando em uma viagem para o próximo ano.

Segundo Flávio Crusoé, diretor geral da Bex Intercâmbio, empresa com 10 escritórios pelo Brasil e com mais de 20 anos de mercado, a procura por intercâmbio em 2012 cresceu 20% em relação ao ano anterior. E a previsão é de aumentar ainda mais em 2013. “Estamos otimistas e devemos registrar uma aumento maior ainda no próximo ano”, explica Crusoé.

Para o especialista na área, os interessados em fazer intercâmbio devem começar a planejar a viagem com antecedência para evitar preços altos e problemas de confirmação no curso e acomodação. “É preciso, depois de escolher o local da viagem e a data, procurar uma agência conveniada a Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta) para buscar mais informações”, acrescenta o diretor da Bex Intercâmbio.

Em seguida, o intercambista precisa separar a documentação exigida. Em alguns locais, como Estados Unidos, é exigido o visto. Após separar a documentação, é recomendável também estudar um pouco da cultura local. “Para conseguir se virar no exterior, é sempre bom reservar um dinheiro extra”, recomenda Crusoé.

Confira outras dicas:

· Como a pessoa que resolve fazer um intercâmbio já tem o mínimo conhecimento do novo idioma, não custa nada levar um dicionário ou contar até mesmo com um tradutor online.

· Mantenha toda a documentação em dia e à disposição, como passaporte e vistos válidos, contatos dos consulados brasileiros, da acomodação e da escola no exterior.

· Faça cópia da documentação, principalmente, do passaporte.

· O intercambista, ao chegar ao local, precisa pegar informações úteis sobre transporte e sobre a cidade.

· Na escola onde fará o curso escolhido, é fundamental se informar sobre horários, normas e provas.

· É importante ficar atento à cultura dos outros países e estudar os costumes de cada região. Uma vez que o intercambista pesquisa e se intera sobre a cultura e costumes de um país, a adaptação e o sucesso nos estudos são mais bem sucedidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *