Dicas & Destinos

Serra Gaúcha bem além de Gramado

Estive pensando em escrever algo sobre a Serra Gaúcha e me preocupei em não cair no obvio já que em outras matérias já dei algumas dicas sobre Gramado e sobre alguns passeios mais comuns. Foi então que decidi desta vez não falar sobre o que fazer exclusivamente em Gramado. Vou falar um pouco sobre o que fazer também fora de Gramado e claro, vou indicar o Natal Luz, que neste período está acontecendo na cidade e merece atenção exclusiva a pelo menos um dos espetáculos. Que, aliás, é um verdadeiro sonho que nos remete á nossa infância e eu super recomendo que ao menos uma vez você vá para Gramado no período que acontece esta grande festa.

Parada Natal Luz

O grande barato de fazer qualquer viagem é justamente a proposta de passear livremente, descansar, fazer tudo lentamente, na hora que bater vontade ou a preguiça permitir. É ou não é uma delícia passear pela cidade sem ter nada certo (agendado) para fazer? A Serra Gaúcha é dessas regiões que merecem nossas horas de puro ócio, mas a verdade é que nem sempre é possível fazer uma viagem assim. Então como conhecer tudo em tão pouco tempo? Você tem duas opções, ou topa uma correria louca dentro de uma van ou ônibus e finge que conhece tudo, ou seleciona algumas opções para se dedicar mais a conhecer de fato. Com calma.

Estrada entre Gramado e Canela

Tem uma coisa que muita gente que vai subir a Serra Gaúcha ainda não tem muita noção e que faz diferença na hora de conhecer a região: existe muito mais do que Gramado para conhecer. O entorno de Gramado guarda verdadeiras delícias de lugares que merecem um olhar especial.

Cascata do Caracol

Da última vez que subi a Serra, no mês passado, eu me hospedei em Canela. Coisa que aliás eu nunca havia feito e foi uma grata surpresa. Canela é desses lugares fofos que você rapidamente se apaixona. Um lugar pequeno, com um ritmo mais lento, mais familiar, mais aconchegante, sem aquela muvuca que fica a cidade vizinha neste período. Eu já conhecia Canela pelas suas atrações turísticas como o Parque do Caracol – que tem a belíssima cachoeira do Caracol; O Alpen Park – com seus brinquedos para curtir em integração com a natureza e o  tradicional trenó que eu adoooooro descer com o freio solto; O Adventure Park que também tem uma proposta bem legal de ser um parque para brincar e interagir com a natureza; E claro, a Catedral de Pedra que é lindíssima e que neste período natalino está toda vestida de cores.

Alpen Park

Como eu dizia antes, existe muito mais para se aproveitar ali pertinho de Gramado e que muitas pessoas não fazem ideia. Para quem curte vinho e boa gastronomia, Bento Gonçalves é uma ótima opção.

O Vale dos Vinhedos talvez seja uma das atrações mais conhecidas desta região que harmoniza perfeitamente vinho, gastronomia, paisagens de tirar o fôlego e um bocado de história da imigração italiana, que aliás estão culturalmente mais vivas do que nunca. Existem opções que vão desde visitas guiadas á algumas vinícolas e até mesmo opções mais exclusivas que incluem hospedagem em alguns hotéis e pousadas dentro das propriedades.

Vinhedos

Se você tem oportunidade de ir além, experimente fazer o passeio dos Caminhos de Pedra que é um roteiro curto de apenas 12 km mas que resgata todo o passado e nos expõe os costumes dos imigrantes italianos. Eu tive a oportunidade de conhecer lugares pitorescos como uma pequena casinha que fabricava um vinho caseiro extremamente delicioso e uma graspa de deixar qualquer um ligado no 220w. E as casas de massas, queijos, salames e doces caseiros? Ai meu Jesus, que espetáculo!

Caminhos de Pedra

Isso sem mencionar a arquitetura totalmente rústica, uma destas casas de Pedra que visitei inclusive, foi cenário do filme “O Quatrilho” e foi apaixonante ver toda a história e experiência de vida que cada proprietário nos conta com muito orgulho. Não é a toa que estamos falando de um Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul.

Pequena propriedade no roteiro Caminhos de Pedra

Ainda em Bento, no distrito de Pinto Bandeira, existem outras belíssimas paisagens lotadas de parreirais, flores, belezas naturais, vinícolas com saborosos vinhos e espumantes hospitalidade da cultura italiana e muita história para desfrutar.

Falar de Bento e não falar da Maria Fumaça é um sacrilégio (risos). Este talvez seja um dos passeios mais animados e divertidos que você irá fazer durante sua estada na Serra. Não é exagero afirmar que é divertidíssimo e que é praticamente impossível não se soltar e dançar ao som das muitas canções que são tocadas ao longo do percurso. Sem contar que a cada estação existe uma degustação de vinhos, sucos de uva e espumantes que te deixam ainda mais soltinho.

Passeio de Maria Fumaça

Para os mais aventureiros, em Bento existem muitos cânions e cascatas que caracterizam a região como um dos melhores pontos do sul do país para a prática de esportes radicais.

Claro que para fazer estes passeios você terá que dispor de um pouco mais de tempo e preferencialmente alugar um carro ou contratar um serviços de uma agência receptiva na região já que não estamos falando de pequenas distâncias e fazer isso de táxi é uma loucura, um desperdício de dinheiro. Mas vale a pena conhecer pelo menos uma das opções.

Eu tenho que agarrar o Papai Noel

Em Gramado tudo é muito pertinho, mas se você sai dali a coisa já fica mais delicada. Voltando para Gramado, não deixe de conhecer as fábricas de chocolate, o Hollywood Dream Cars, a Aldeia do Papai Noel, o Mundo a vapor, entre tantas outras atrações para todos os gostos, mas não deixe de reservar uma tarde no Gramado Zoo. Não, não estamos falando aqui de mais um zoológico com girafas, elefantes e macacos em jaulas, e sim de um mega espaço onde mais de 1200 bichos da fauna brasileira coabitam em perfeita harmonia e o mais legal: eles não ficam presos em jaulas. É surreal levar alguns rasantes de tucanos e outros pássaros enquanto passeia na “área deles”. Lindo, divertido e emocionante ver tamanho cuidado com estes animais. Já aviso logo que a visita termina em uma super lojinha cheia de fofuras.  Impossível não comprar uma pequena lembrança.

Zoo de Gramado

Imperdível por lá

Se jogar na gastronomia local. Tem restaurante com diferentes tradições para todos os gostos e bolsos.

Não deixe de experimentar o Café Colonial, mas escolha bem a casa, pois existem alguns lugares que apesar de supostamente oferecerem esta opção, deixam muito a desejar e poderão frustrar o turista que foi exclusivamente experimentar uma das maiores atrações gastronômicas da região.

Passear pelas ruas sem ter um destino específico. É uma delícia bater perna por Gramado, principalmente no fim de tarde quando a cidade vai se acendendo. É lindo!

Experimentar os mais variados chocolates da região. Não se prenda a ir somente em uma loja de chocolates, cada uma tem sabor diferenciado.

Passear em um fim de tarde no Lago Negro para relaxar. Você pode bater perna lentamente pela trilha que rodeia o lago ou simplesmente pegar um pedalinho e relaxar.

Lago Negro

Quer encontrar opções de cafés e bistrôs em um único lugar  especialmente aquecido? Então corra para a Rua Coberta que fica ali no coração da cidade de Gramado.

Bateu vontade de comer uma besteirinha no fim da noite e você está hospedado em Canela, e agora? Corra para as barraquinhas de cachorro quente que ficam na avenida Oswaldo Aranha, a avenida que dá na Praça Matriz em Canela e aproveite.

 Claro que existem muitas outras opções de lazer na Serra Gaúcha, mas seria muito cansativo falar de todas aqui. O importante é que você possa ter noção que Serra Gaúcha não é só Gramado e que sempre existirá algo novo para fazer. Acredite em mim, já fui muitas vezes para lá e sempre encontro novidades, boas novidades.

Boa viagem!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *