Negócios & Serviços

Principais cias aéreas embarcaram 75 milhões de passageiros em 2012

Logo AbearAs aéreas associadas da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) transportaram, durante todo o ano de 2012, 75 milhões de passageiros, e no último mês de dezembro, registraram 6,38 milhões de passageiros embarcados. Como dezembro é um dos meses de maior movimento do ano, a maioria das empresas programou um aumento na oferta de assentos, que foi de 15,95% na AZUL até 6,64% na TAM, se comparados com o mês anterior (novembro). A única exceção foi a GOL, que manteve sua oferta virtualmente inalterada – queda de somente 0,14%.

A demanda reagiu bem à oferta, e também foi maior do que em novembro: cresceu entre os 13,11% na AZUL e os 4,00% na GOL. No consolidado total, a oferta da indústria de transporte aéreo foi 5,1% maior, e a demanda 7,1% maior do que o mês anterior. Em dezembro as aéreas produziram 9,76 bilhões de assentos-quilômetros (ASK) e tiveram uma demanda de 7,59 bilhões de passageiros-quilômetros pagos (RPK). Isso elevou o fator de aproveitamento (Load Factor – RPK/ASK) de 76,28% para 77,76%, 1,47% a mais.

“A oferta aumentou porque são meses de mais movimento na aviação, apesar da contração por parte de algumas associadas, registrada no mês passado”, explica Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR. “Já o número de passageiros embarcados em dezembro ficou estável, indicando que no mês houve uma importância maior dos voos de longa distância”, completa Sanovicz, referindo-se ao incremento da oferta levando em consideração o número de passageiros embarcados, que manteve a mesma média de novembro.

Com relação à participação de mercado das empresas não houve variações significativas, com AZUL e TAM ganhando cerca 0,5% cada. AVIANCA alcançou 6,48%; a AZUL, 10,53%; a GOL, 34,58%; a TAM, 43,86% e a TRIP, 4,56%. Em aproveitamento de voos a AVIANCA continua líder, com 82,27% dos assentos ocupados.

Dezembro foi tranquilo e companhias operaram com normalidade em todos os aeroportos

As empresas aéreas associadas da ABEAR mantiveram seus índices de regularidade e pontualidade dentro do previsto durante os dias de maior movimento no mês de dezembro (entre os dias 21 e 31). De acordo com a INFRAERO, que trabalha com uma média anual de 15% para esses índices (cancelamentos e atrasos de até 30 minutos), os números registrados nos 63 aeroportos administrados por ela mais os três concedidos (Guarulhos, Brasília e Viracopos) foram de 91,2% de regularidade e 90,49% de pontualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *