Variedades & Tecnologia

Pontos turísticos do Rio ganharão QR Codes feitos em pedras portuguesas

Da fusão da tecnologia e da tradição histórica nasce uma forma inovadora de promover trinta pontos turísticos do Rio, são códigos  em duas dimensões, feitos em pedras portuguesas. Com o celular apontado para o mosaico na calçada, qualquer um poderá ter informações pela internet sobre o local. Basta apontar o aparelho, que copia a gravura e identifica o código. Pela internet, o usuário é direcionado a um site, com informações sobre o lugar. Para fazer a leitura do código é importante ter o aplicativo no celular.

A tecnologia usada no mosaico é o QR code, um código de barras bidimensional que pode ser lido por Smartfones e tablets.

QR Code

Desde julho do ano passado que as calçadas portuguesas em plena Rua Garret, no bairro do Chiado em Lisboa-Portugal, tem incorporado um QR Code para promover o turismo local. Ao digitalizarem o código, obtêm a informação “Acabou de ler o primeiro código QR do mundo feito em calçada portuguesa” e também informação turística, cultural, gastronômica e comercial relacionada ao local.

O primeiro QR Code do Brasil em pedras portuguesas fica no Arpoador, Zona Sul da cidade. Até o mês de março, outros quatro pontos turísticos receberão o QRio,  são eles: Pedra do Leme, Praia de São Conrado (próximo ao clube do vôo livre), Mirante do Leblon e Praia do Pepê, na Barra da Tijuca. Até o fim do ano a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e em parceria com o Grupo Máquina PR e a agência de design e tecnologia digital Zóio prometem contemplar um total de 30 pontos turísticos e monumentos da cidade.

1. Arpoador
2. Leblon – Mirante do Leblon
3. Leme – Pedra do Leme
4. São Conrado – Praia de São Conrado (próximo ao clube do vôo livre)
5. Barra da Tijuca – Praia do Pepê
6. Corcovado
7. Sambódromo
8. Pão de Açúcar
9. Ipanema
10. Pista Cláudio Coutinho (Urca)
11. Arcos da Lapa
12. Monumento aos Mortos / Aterro do Flamengo
13. Praça Paris
14. Mestre Valentim
15. Praça XV – D Pedro I
16. Drummond
17. Caymmi
18. Bellini
19. Zózimo
20. Gonzagão / Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas
21. Curumim / Lagoa Rodrigo de Freitas
22. Quinta da Boa Vista
23. Vista Chinesa
24. Chafariz em frente ao MAM
25. Chafariz das Três Mulheres
26. Parque Madureira
27. Relógio da Glória
28. Jardim Botânico
29. Praça Tiradentes
30. Obelisco da Avenida Rio Branco

Além da integração de alta tecnologia com a vocação turística da capital fluminense, a conscientização sobre sustentabilidade é outro ponto positivo do projeto, já que também serão utilizados materiais reciclados na composição dos painéis. Para isso, estão sendo estudadas parcerias com entidades que se destaquem no reaproveitamento de materiais, na coleta seletiva e estímulo às boas práticas de sustentabilidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *