Lagoa de Piratininga finalmente será revitalizada

 

A secretaria de Estado do Ambiente (SEA), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) junto com Prefeitura de Niterói e Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) deram início na última terça feira dia 22 de Janeiro à segunda etapa das obras de revitalização e dragagem da Lagoa de Piratininga, na Região Oceânica.

lagoa de Piratininga

Segundo o INEA, as obras dessa etapa incluem o desassoreamento do fundo da Lagoa, com a retirada de ilhas de material lodoso na entrada dos canais do Timbau e de Camboatá, além da instalação de comportas para um melhor controle do fluxo de entrada e saída das águas do mar no sistema lagunar na região, além da retirada de pedras lançadas por ondas e correntes marítimas para os leitos dos canais e da lagoa.

Objetivando reverter o quadro de degradação ambiental das lagoas da região, o projeto visa à renovação, circulação e melhoria da qualidade das águas das lagoas de Piratininga e Itaipu.

As obras estão orçadas em R$ 5 milhões e cabe agora, a sociedade civil ficar atenta aos acontecimentos e acompanhar os desdobramentos da revitalização dessas belezas naturais de Niterói.

Com a realização das obras, a lagoa terá nova vida e poderá ser usada para prática de esportes e navegação, visto que aumentará o espelho d’água e a profundidade das lagoas. Será de grande importância à pesca artesanal que terá águas mais oxigenadas e, principalmente, aos moradores da região, que poderão aproveitar melhor os benefícios da Lagoa.

Por Ana Carolina Aldighieri para o Guia de Niterói – www.guiadeniteroi.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *