Variedades & Tecnologia

São Paulo terá comemoração do Ano Novo Chinês

 São Paulo comemora, pela 8ª vez,

a chegada do Ano Novo Chinês

ano_do_cobra_2013

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, milhares de pessoas vão comemorar com fogos, música, comidas especiais, danças e apresentações de artes marciais o início do Ano da Serpente, com megafesta no bairro da Liberdade.

Pelo oitavo ano consecutivo, São Paulo comemora a entrada do Ano Novo Chinês. Marcada para os dias 2 e 3 de fevereiro, a comemoração deve reunir mais de 150 mil pessoas atraídas pela culinária e pela diversificada programação cultural. A festa marca o inicio do Ano da Serpente que promete ser um ano de boas oportunidades e de superação.

Colorida e movimentada, a festa ocupa a Praça da Liberdade e a Rua Galvão Bueno. Nos dois dias são apresentadas diversas manifestações da cultura do país oriental, como as tradicionais danças do dragão e do leão, lutas marciais, atrações musicais e até mini-aulas de feng shui. Além disto, barraquinhas montadas ao longo da Galvão Bueno trarão um pouco da culinária, artesanato e outras atrações da cultura chinesa. A festa é organizada pela JCI Brasil-China, entidade internacional que congrega jovens com a missão de difundir e promover a integração cultural entre os dois países.

No sábado, abrindo a programação, acontecerá um desfile de academias de artes marciais, a partir das 11h45. Nesse momento, acontecerão as danças do dragão e do leão, sendo um dos pontos altos da festa. No primeiro dia, a festa termina por volta das 20h, com uma grande queima de fogos. A programação no domingo começa um pouco mais cedo, às 11h e deve acabar por volta das 19h.

2013 chinês

No País de Origem

O Ano Novo Chinês é o feriado mais importante em toda a Ásia. No período dos festejos, o país para por quinze dias para os preparativos, viagens e rituais que marcam a passagem do ano. Geralmente, são realizados grandes banquetes em casa ou em restaurantes e, nestes jantares, é comum uma grande variedade de pratos, muitos à base de peixe, símbolo da fartura.

É uma época também que muitos voltam para suas cidades de origem para visitar parentes e amigos, levando presentes e os tradicionais envelopes vermelhos – o hong bao – que contêm dinheiro. O momento mais esperado da comemoração é a queima de fogos de artifício que, acreditam, atrai sorte e espanta as energias negativas.

Siga a festa e acompanhe as novidades pelo www.anonovochines.org.br

** Programação sujeita a alterações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *