Negócios & Serviços

Jornada Mundial da Juventude – Arquidiocese do Rio continua os preparativos

“Entramos em um momento de oração em agradecimento a Bento XVI e ao novo Papa, já escolhido por Deus. E os trabalhos da JMJ Rio2013 continuam da mesma forma, continuam os preparativos”, disse o arcebispo do Rio e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta, durante entrevista coletiva esta manhã sobre a renúncia do Papa, na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel.

Sobre a presença do novo Papa durante a Jornada, o arcebispo explicou também que quando a JMJ foi realizada em Colônia, na Alemanha, o Papa João Paulo II havia organizado tudo, mas quem participou e conduziu foi Bento XVI.  “Sem dúvida o tempo é curto, pois além de um líder religioso o Papa é um chefe de Estado, mas creio que vai depender de quem for eleito e não podemos adiantar nada. É costume é que o Papa continue a rotina do antecessor pelo menos é o que nós vemos sempre e caso isso aconteça seremos uma das primeiras cidades que o novo pontífice irá visitar”, destacou Dom Orani.

Após a renúncia de Bento XVI, que será realizada oficialmente no dia 28 de fevereiro, às 20h de Roma (17h de Brasília), segundo anunciou o próprio pontífice em sua carta de renúncia, terá início a Sé Vacante – tempo que transcorre entre o momento em que um papa morre ou renuncia até a escolha do sucessor –, e de acordo com o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, a Igreja Católica deve ter um novo Papa até a Páscoa, no próximo dia 31 de março.

Jornada Mundial da Juventude

Segundo a última lista do Vaticano, atualizada há duas semanas, há um total de 119 cardeais aptos a votar no conclave. Para poder participar da escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos e cinco cardeais brasileiros são candidatos a ocupar o posto:

Dom Raymundo Damasceno, atual arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB);
Dom Cláudio Hummes, de 78 anos, Arcebispo Emérito de São Paulo;
Dom Odilo Scherer, de 63 anos, atual Cardeal Arcebispo de São Paulo;
Dom João Braz de Aviz, de 66 anos, que mora em Roma e é Prefeito das Congregações dos Religiosos em Roma;
Dom Geraldo Majella Agnelo, de 79 anos, atual Arcebispo Emérito de Salvador (BA).

Dom Orani – Arcebispo do Rio de Janeiro ?não tem a menor duvida que a JMJ 2013 terá a presença do próximo Papa. “O próprio Bento XVI sempre disse que a Jornada Mundial da Juventude seria feita no Rio por ele ou por seu sucessor.” 

JMJ 2013

O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, garantiu que toda a preparação da Cidade para a realização da Jornada Mundial da Juventude está mantida.  “A prefeitura vai dar todo o apoio de infraestrutura e logística que o Vaticano e o Comitê Organizador Local precisam para realizar uma das maiores Jornadas da história. Os principais acontecimentos serão em Copacabana e na Base Aérea de Santa Cruz, locais amplos e preparados para receber inúmeros peregrinos. Em termos de hospedagem, além de hotéis, os participantes serão acomodados em casas paroquiais, ginásios de escolas, faculdades e casas de famílias cadastradas.” Comentou Paes.

Para o Ministro do Turismo Gastão Vieira, a Jornada Mundial da Juventude será um evento marcante não só para a cidade, mas para todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *