Dicas & Destinos

Bem-vindos a mais uma edição do ITB Berlin!

Por: Daniella Barbosa

Começou ontem na capital alemã a edição 2013 do ITB Berlin (www.itb-berlin.de/en), uma das maiores feiras de turismo do mundo que reúne empresas dos mais diversos seguimentos do turismo global. O evento teve sua primeira edição realizada em 1966, quando reuniu expositores de apenas cinco países. Hoje em dia, o ITB Berlin recebe cerca de 170.000 visitantes durante os 5 dias do evento, dos quais 113 mil são profissionais do trade turístico e 11.000 representantes de empresas vindos de 180 países.

ITB BerlinPara profissionais da área de hotelaria e turismo, visitar feiras do setor faz parte da rotina desde os tempos da faculdade, mas confesso que a experiência de visitar o ITB Berlin há exatamente 1 ano atrás foi uma verdadeira quebra de paradigma, me fez conhecer um mundo de oportunidades que vai muito além do que nos é ensinado nos bancos das faculdades. Longe de mim renegar o que aprendi durante as aulas dos cursos de Gestão Hoteleira e Planejamento Turístico, são conteúdos relevantes, mas que infelizmente, em muitos casos, são voltados para uma formação operacional demais e deixam a desejar no quesito pensamento estratégico e visão de negócios.

ITB Berlin 2012O setor de Viagens & Turismo é responsável por 258 milhões de postos de trabalho no mundo, trata-se de um dos setores chaves da economia global. Segundo o presidente World Travel & Tourism Council, o setor movimenta 6 trilhões de dólares por ano, o que corresponde a 9.1% do PIB global, ficando a frente da indústria automobilística com um PIB de 8% e atrás apenas do setor bancário com um PIB de 11%.  Trata-se de um setor próspero e por sua vez, rico em oportunidades de carreira que vão muito além das recepções de hotéis e do atendimento nas agências de viagem.

O ITB Berlim é um importante espaço de negócios, como os próprios organizadores definem uma plataforma B2B – Business to Business, onde empresas encontram parceiros de negócios e mais do isso, discutem temas relevantes para o desenvolvimento do setor, como por exemplo, a importância da Responsabilidade Social Corporativa (CSR) para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável e responsável. O tema tem uma programação específica dentro do evento, onde projetos, good cases e possibilidades de parcerias são abordadas.

Promoção Copa 2014 -ITB Berlin 2012

Promoção Copa 2014 durante a ITB Berlin 2012

Na edição 2012 em que estive presente no ITB, convidada pela empresa Pocketvillage (www.pocketvillage.com) por produzir uma série de reportagens sobre a Amazônia brasileira para seu blog, outros 7 mil jornalistas participaram do evento, muitos deles especializados em viagens, representantes de grandes revistas, jornais, sites de turismo de diversos países. Para jornalistas, blogueiros e profissionais antenados nos impactos provocados pelas novas tecnologias no setor de turismo e viagens uma dica valiosa é seguir a programação do eixo temático E-travel que ocupava um pavilhão inteiro no ITB Berlin, no qual são apresentas inovações que vão de ferramentas virtuais, passando por sistemas de reservas a novos modelos de negócios com base no mercado virtual.

O ITB Berlin 2013 acontece de 6 a 10 de março no ICC Berlim.

ITB Berlin 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *