Variedades & Tecnologia

Descobrindo o Brasil pelo Mar. Novo livro apresenta um panorama contemporâneo do nosso litoral

Novo livro faz um recorte do litoral brasileiro de Santos, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Fortaleza, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará com fotografias de Thomas Kremer e textos de Luciana Lancellotti e Cláudio Blanc.

O fotógrafo Thomas Kremer e a publisher Juliana Taddeo Soares lançam pela Kremer Editora o livro “Navegando o Brasil”. Com textos da jornalista Luciana Lancellotti, também responsável pela pesquisa, e do escritor Claúdio Blanc, a obra apresenta um panorama contemporâneo do litoral brasileiro de Santos (SP) até Fortaleza (CE).

“Realizar estes registros fotográficos é uma maneira de preservar o hoje e criar a possibilidade de comparação do desenvolvimento com o passado. Fato este que pode ser visivelmente comprovado através de excelentes trabalhos feitos no século XX por Marc Ferrez e Augusto Malta no Rio de Janeiro e Militão Augusto de Azevedo e Guilherme Gaensly em São Paulo”, explica a publisher.

As fotografias foram feitas por Thomas Kremer ao longo de 2012 em uma viagem por terra e mar de mais de 7.000 quilômetros. Todas as imagens do livro têm sua localização marcada por geoposicionamentos, o que permite determinar a posição exata do local de realização da captação e um futuro retorno ao mesmo local para checar as alterações ocorridas ao longo dos anos, criando assim um documento visual.

“Com as intensas descobertas econômicas, o rápido desenvolvimento e o crescimento das cidades litorâneas é percebida uma grande modificação nos hábitos e formas de viver nessas regiões. O projeto teve como intenção criar uma documentação visual do momento atual e fazer uma reflexão sobre as riquezas culturais, naturais e humanas presentes nesta faixa do território brasileiro”, completa.

Além da versão impressa, será ainda disponibilizado um site exclusivo do projeto (www.navegandoobrail.com.br), com uma versão livre para download e/ou visualização do material. Essa iniciativa visa tornar o conteúdo do livro o mais democratizado possível.

Navegando o BrasilFICHA TÉCNICA

Livro: Navegando o Brasil
Bilíngue Português/Inglês

Autor: Juliana Taddeo Soares
Fotográfo: Thomas Kremer
Escritores: Luciana Lancellotti / Claudio Blanc

Editora: Kremer Editora 
www.cajucultural.com.br
Número de páginas: 200
Patrocinador: Nestlé

www.navegandoobrail.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *