Negócios & Serviços

Festa da Colônia prepara edição comemorativa no ano do Centenário de Gramado

No ano em que a cidade de Gramado comemora seu Centenário, a Festa da Colônia prepara uma programação repleta de atrações alusivas à data. Distrito de Taquara até 1954, quando ocorreu a emancipação política, há 100 anos – em 1913 – deu-se o início do município na atual área central da cidade, vindo de sua sede iniciada na Linha Nova. A 23ª edição do tradicional evento acontece de 11 a 28 de abril no Centro de Eventos ExpoGramado.

09_03_12_Festa da Colonia_Passeio de Jardineira. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Trata-se da celebração dos hábitos do interior de Gramado apoiados na cultura dos imigrantes alemães, italianos e portugueses. Oferecendo farta gastronomia e inúmeros produtos coloniais, a Festa da Colônia é devidamente embalada por bandas típicas, jogos rurais, atrações culturais variadas, além de desfiles temáticos. Segundo o 1º vice-presidente do evento, José Remi Arnold, a expectativa é aumentar de 300 para 350 mil o número de visitantes durante os dezoito dias de sua realização.

Entre as principais mudanças da Festa, Arnold ressalta que em função do sucesso das noites italiana e alemã, a partir de agora o evento passará a contar com duas noites exclusivas para cada uma. Arnold ressalta também a alteração da data para abril – depois da ChocoFest. A modificação busca espaçar o calendário de eventos de Gramado no período, já concorrido com a volta às aulas e o Carnaval, e assim facilitar – e aumentar – ainda mais a participação do público. A data foi decidida após enquete realizada do ano passado junto aos participantes que votaram entre duas opções oferecidas pela Organização da Festa.

26_02_12_Festa da Colonia_Publico. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

A 23ª edição da Festa da Colônia conta com uma Comissão Organizadora formada por cerca de 35 pessoas e será totalmente centrada nos 100 anos de Gramado. São mais de 400 produtores rurais, descendentes dos alemães, italianos e portugueses colonizadores de Gramado, envolvidos direta ou indiretamente no evento. Vale lembrar que a Festa da Colônia conta com três finais de semana e que todas as ‘linhas’ estarão presentes, com destaque para a Linha Nova, a antiga sede e pioneira nas origens do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *